Geral
Beatriz Fillietaz, neuropsicóloga do Instituto Unicamente: ação multiplicará conhecimento sobre o TEA

Instituto Unicamente realiza atividade interativa sobre autismo em Hortolândia

Evento gratuito será no próximo domingo, a partir das 9h, no Parque Lago da Fé, com tendas sensoriais e educativas conduzidas por profissionais especializados que vão ajudar o público a compreender o mundo das pessoas com TEA

Da Redação | Tribuna Liberal

O Instituto Unicamente realiza neste domingo (6), em Hortolândia, o Festival Azul - Uma Experiência Interativa sobre o Autismo. O evento, gratuito e aberto ao público, será das 9h às 12h, no Parque Lago da Fé, localizado na Avenida Joaquim Martarolli, no Parque Gabriel. A atividade será um marco regional no mês da Campanha de Conscientização sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), o Abril Azul, realizada em todo o mundo.

De acordo com a neuropsicóloga Beatriz Filliettaz, fundadora do Instituto Unicamente, o objetivo do Festival Azul é informar a população sobre o TEA, levar conhecimento sobre as principais terapias que contribuem para o desenvolvimento neurocognitivo do autista, além de sensibilizar a sociedade para a importância da aceitação, empatia e entendimento das necessidades das pessoas neuroatípicas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem cerca de 2 milhões de pessoas com TEA no Brasil. Desse número, pelo menos 30 mil vivem na RMC (Região Metropolitana de Campinas), onde o Instituto Unicamente atua, e precisam de cuidados especiais para o desenvolvimento.

O Festival Azul foi elaborado de forma que o público “sinta”, na prática, como diferentes estímulos sensoriais, a comunicação e o movimento podem ser percebidos por pessoas com TEA. Para isso, o Instituto Unicamente disponibilizará seis tendas interativas sobre o autismo, conduzidas por cerca de 30 profissionais especializados, dentre eles, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicomotricistas, musicoterapeutas e psicopedagogas.

Na Tenda Sensorial, as pessoas poderão descobrir como diferentes estímulos (o tato, a visão e a audição) podem ser percebidos de maneira única por uma pessoa com TEA. Quem passar pela Tenda da Comunicação, terá a oportunidade de explorar formas alternativas de se comunicar com o autista, para além da fala.

Na Tenda Música e Emoção será vivenciado, na prática, como sons e ritmos podem ajudar na regulação emocional da pessoa com TEA e na interação dela com outras pessoas. Além disso, haverá a Tenda de Escuta e Apoio, onde pais e familiares contarão com acolhimento de profissionais especializados para tirar dúvidas, entender como funciona cada serviço terapêutico e trocar experiências.

“Cada estação foi criada para proporcionar uma compreensão mais profunda sobre o autismo, promovendo empatia, inclusão e informação de forma acessível e dinâmica. Queremos que as pessoas conheçam como o Instituto pode auxiliar no desenvolvimento de crianças com TEA e àquelas com outros distúrbios comportamentais”, assinala Beatriz.

O Festival Azul já tem presença confirmada da influenciadora digital Sammy Sampaio (@sammysampaio), que possui 4,4 milhões de seguidores no Instagram, onde ela compartilha seu dia a dia e a jornada como mãe solo.

Também participará do evento o casal Daniel Ludtke e Marla Ludtke, idealizadores do canal infantil Minha Vida É uma Viagem, no Youtube, onde histórias da bíblia são contadas por meio da música (www.youtube.com/c/Minhavidaéumaviagem). Durante o evento, Daniel e Marla cantarão músicas gospel para crianças.

O Instituto Unicamente é uma clínica especializada em atendimento infantil nas áreas de psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional, com unidades em três cidades da RMC: Campinas, Hortolândia e Monte Mor. O Instituto trabalha com a terapia ABA, altamente reconhecida para o desenvolvimento neurocognitivo de crianças com TEA.

Com estrutura moderna e um quadro de profissionais altamente qualificado, o Instituto Unicamente ajuda no desenvolvimento de crianças com transtornos de aprendizagem, deficiência intelectual, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA, dentre outros distúrbios comportamentais, com acolhimento humanizado e orientação aos familiares.

Deixe um comentário