Instituto Pernas Voluntárias completa seis anos de fundação em Hortolândia
Projeto promove inclusão de pessoas com deficiência, por
meio de corridas de rua e atividades esportivas
Fundado em 2016 pela servidora pública, Cristiane Rocha, que hoje acumula o posto de presidente, o Pernas Voluntárias surgiu devido a demanda que surgia no município por práticas esportivas de apoio comunitário às pessoas com mobilidade reduzida. “O projeto organiza corridas com o intuito de promover o esporte, proporcionar diversão, estimular a socialização e melhorar a percepção da sociedade sobre o tema. Os primeiros seis anos foi um período de grande aprendizado e de consolidação do instituto no município. Sou muito grata as pessoas, que vem doar um pouco do seu tempo para proporcionar um momento de completa liberdade e conquistas para as pessoas com deficiência”, destacou Cristiane.
De acordo com a presidente, para pessoas com deficiência motora e cognitiva, práticas esportivas inclusivas representam oportunidade de aumentar a condição cardiovascular, aprimorar a força, a agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. “Além disso, melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras no alcance dos seus objetivos”, destacou.
Atualmente o projeto conta com a participação de cerca de 150 voluntários ativos e, durante a inauguração da ampliação do Parque Socioambiental Lago da Fé, região do Parque Gabriel, o Pernas Voluntárias comemorou o seu sexto aniversário na academia adaptada entregue pela Prefeitura no parque. “A inclusão de pessoas com deficiência é feita a partir do momento que o Poder Público coloca em prática suas políticas públicas. Sem dúvida a academia adaptada é um ganho enorme para os cadeirantes, que passam a ter oportunidade de realizar uma atividade física em um local totalmente adaptado”, destacou Cristiane.
Durante a entrega, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, esteve presente na academia adaptada e afirmou que o objetivo da sua Administração é trabalhar para todos os moradores de Hortolândia e isso inclui as pessoas com deficiência. “Essa é a maior área de lazer do município e, para ser completa, era importante que a gente instalasse uma academia adaptada. Fiquei feliz que ao chegar aqui já vi um cadeirante utilizando os equipamentos. Isso mostra que fizemos a coisa certa e vamos investir mais, garantindo direitos e oportunidades iguais para todos”, afirmou Zezé Gomes.
MAIS PARCERIA
Em outubro do ano passado, a Prefeitura de Hortolândia cedeu ao Instituto Pernas Voluntárias um container, localizado no Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Creape, para que os voluntários possam guardar as bikes e skates adaptados que são usados pelas pessoas com deficiência durante treinamento e provas pedestres.
Na oportunidade, o prefeito hortolandense disse que o container se encontrava ocioso na área do Observatório Ambiental Parque Escola e, ao conversar com a fundadora e presidente do Instituto Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, ficou definido a sua destinaçao do espaço para que eles possam guardar os equipamentos utilizados durante as atividades. “Nossa Administração tem um olhar carinhoso com projetos que possuem o poder de transformar vidas e, sem sombra de dúvidas, esse trabalho desenvolvido pelo Pernas Voluntárias é sensacional. Ver a satisfação e alegria dos deficientes em poder participar de provas pedestres, por meio da união de forças vinda dos voluntários, é algo maravilhoso. Como eles precisavam de um espaço para acomodar os equipamentos, nada mais justo que estabelecer essa parceria. O container fica nesse espaço agradável, que conta com pista de caminhada e ciclovia. Um bom lugar para que eles possam também desenvolver atividades com a total segurança. Com essa parceria, todos ganham”, afirmou o prefeito Zezé Gomes.
Na ocasião, Cristiane Rocha destacou a importância do container e afirmou que a Prefeitura sempre se fez presente em poder colaborar com o projeto. “O Zezé se mostrou ser um grande parceiro do Pernas Voluntárias, uma parceria que já vem de anos, desde os tempos do saudoso prefeito Angelo Perugini. Ficamos muito gratos com mais esse apoio”, destacou Cristiane.
Além de ocupar o container, o Instituto apresentou as novas bikes e skates adaptados e uma carretinha para transporte dos equipamentos. “Com a carretinha será possível transportar com a total segurança nossas cadeiras e bikes para os locais de competição. Sem dúvida, um importante reforço conquistado com a parceria da Longitude Incorporadora”, finalizou a presidente.
Deixe um comentário