Geral
Materiais retirados pela escavadeira encheram quatro caminhões caçamba de dez metros cúbicos cada um

Hortolândia retira quatro caminhões de lixo descartado irregularmente em lagoa do Jd. Amanda

Por causa da chuva desta semana, resíduos entupiram tubulação da lagoa, o que causou extravasamento da água

Da Redação | Tribuna Liberal

O descarte irregular de lixo pode causar vários problemas que afetam o meio ambiente, a cidade e a saúde das pessoas. A Prefeitura de Hortolândia retirou resíduos acumulados numa das lagoas existentes na região do Jardim Amanda, nesta sexta-feira (11).

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, que fez a limpeza do local, com a chuva registrada nesta semana, os resíduos entupiram a tubulação da lagoa, o que provocou o extravasamento da água. A retirada dos materiais foi feita com uma escavadeira. Segundo a secretaria, a quantidade de materiais retirados encheu quatro caminhões caçamba de dez metros cúbicos cada um. Entre os resíduos retirados havia papelão, plástico, pneu, pedaços de móveis, dentre outros.

“O extravasamento aconteceu também em virtude de muita sujeira que é jogada nas galerias, deixada nas ruas e descartada em locais irregulares. Por isso, reforçamos a orientação para os moradores sobre a importância de se fazer o descarte correto de lixo para evitarmos esse problema”, ressalta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marco Antônio Panício, o “Mercadão”.

A pasta reforça que o município conta com os serviços de coleta de lixo doméstico, realizado três vezes por semana, e de coleta seletiva porta a porta, executado de segunda a sexta-feira.

Além disso, a população pode descartar resíduos reaproveitáveis nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis), que são unidades localizadas em diferentes regiões da cidade. Nos PEVs, podem ser descartados materiais como vidros, papeis, restos de construção, resíduos e aparelhos eletrônicos (celular, monitor, rádio, TV, dentre outros), móveis, entre outros.

Hortolândia dispõe ainda de LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis), que são contêineres nos quais também podem ser descartados resíduos recicláveis, só que em menor quantidade. A Prefeitura disponibiliza LEVs em diferentes regiões da cidade.

A população pode ainda colaborar com a limpeza urbana com denúncias de descarte irregular de lixo e resíduos, que podem ser feitas pelo aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store. A identidade do denunciante é mantida em sigilo absoluto. O morador pode também reportar casos de descarte irregular por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos no número (19) 3897-9800.

 

Deixe um comentário