Hortolândia é a cidade com menos vítimas fatais em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo
Dados do Infosiga apontam que a cidade anotou oito mortes em 2024 e tem o menor número de óbitos entre municípios com mais de 200 mil habitantes; Prefeitura destaca criação de secretaria e ampla revisão do plano de mobilidade
Da Redação | Tribuna Liberal
De acordo com dados do Infosiga (Sistema de Informações
Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), em 2024,
Hortolândia foi a cidade com mais de 200 mil habitantes em todo o Estado que
registrou o menor número de acidentes com vítimas fatais. Segundo o sistema,
foram computadas oito mortes no período.
Segundo a prefeitura, a criação da Secretaria de Mobilidade
Urbana em 2017 foi o primeiro passo para a cidade retomar a intensificação das
ações que preservam vidas no trânsito da cidade. Desde então, os números de
acidentes viários dentro dos limites do município registram quedas expressivas,
ano após ano.
“Nosso trabalho continua para zerarmos o número de acidentes
com vítimas fatais nas vias de Hortolândia em 2025. Em 2022 já havíamos
registrado queda de acidentes com mortes nas principais avenidas que,
inclusive, são ligações para rodovias que cortam a cidade e até outros
municípios. No mesmo ano, revisamos o plano de mobilidade urbana. Em 2021,
cumprimos a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) em relação ao baixo
número de acidentes. Portanto, além das ações diárias como sinalização,
atividades educativas, readequação de fluxo, instalação de radares redutores de
velocidade, entre outras, os números apresentados agora são fruto de diversas
ações que acontecem desde 2017”, explica o secretário de Mobilidade Urbana,
Atílio André Pereira.
Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, acontecem, periodicamente, mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões, reforço da sinalização de solo (em 2024 foram 20 mil metros quadrados), atividades educativas e investimentos na malha cicloviária.
META CUMPRIDA
Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79%
nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município.
Com isso, a cidade cumpriu, naquele ano, a meta estipulada pela ONU na “Década
de Ação pela Segurança no Trânsito”, regulamentada pela instituição apontando
que até 2030 governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir
os acidentes com vítimas.
Em 2022, a revisão do Plano de Mobilidade Urbana de
Hortolândia contou com diversas reuniões acerca de temas importantes para o
futuro do tráfego na cidade. “A troca de ideias, inclusive com fóruns em outros
municípios, também continua e, assim, chegamos em consenso para continuarmos um
trabalho conjunto que continuará a salvar vidas. Em 2024, debatemos novos planos
com representantes de diversas cidades do Estado”, comenta Pereira.
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