Hortolândia volta a detectar despejo irregular de resíduos em mananciais
Autoridades trabalham para identificar a origem de agressões
ao meio ambiente; ação criminosa se torna frequente na cidade
A Prefeitura de Hortolândia trabalha para identificar a origem de despejo irregular de resíduos em mananciais da cidade. Na última semana, foi detectado um material orgânico de aspecto viscoso nas águas da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado no Jardim Santa Claro do Lago. O material foi colhido e encaminhado para análise. O prazo para envio do resultado é de 15 dias.
A Prefeitura de Hortolândia tem constatado com frequência o despejo irregular de esgoto em córregos, lagoas e ribeirões do município. Em junho, as autoridades acionaram a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para analisar matéria orgânica despejada irregularmente também na lagoa do Observatório Ambiental. Em março, foi verificada situação semelhante e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) foi acionada.
A Prefeitura reforça a orientação para que os moradores façam a ligação de esgoto em suas casas. “Essa atitude colabora para a limpeza da cidade e também para a saúde de toda a população”, repetem as autoridades do município.
A Secretaria de Serviços Urbanos, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Sabesp, realiza constantemente ações de vistoria e de orientação sobre ligação irregular de esgoto em imóveis residenciais ou comerciais em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria, as equipes encontram por semana, de 15 a 20 ligações irregulares.
Regularmente, os órgãos competentes realizam limpeza, desobstrução e manutenção da rede de águas pluviais. O trabalho é necessário para evitar rompimento das tubulações nas redes, problema que causa vazamentos, infiltrações, erosões e buracos no solo, além de prejudicar residências. A Prefeitura informa que, atualmente, o município já conta com 99% de esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.
Aplicativo Agenda Verde
O despejo irregular de resíduos domésticos em áreas públicas da cidade é crime ambiental. A população pode denunciar as ocorrências por meio do aplicativo Agenda Verde, que auxilia na identificação dos infratores. Para baixar o aplicativo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do celular. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.
Quem denunciar, pode enviar fotos e textos para o aplicativo, o que facilitará o trabalho dos agentes de fiscalização ambiental. “Com isso, a população ajuda a evitar o descarte irregular de resíduos e materiais que vão parar em rios, lagos, lagoas e mananciais do município, causando poluição, mau cheiro, o surgimento de plantas aguapés na superfície da água, dentre outros problemas”, avisam os fiscais.
Deixe um comentário