Hortolândia receberá certificado de ‘Cidade Árvore do Mundo’ nesta sexta
Delegação liderada pelo prefeito Zezé Gomes está nos Estados
Unidos, onde participa de Fórum Mundial sobre arborização; cidade será
reconhecida por sustentabilidade
Da Redação | Tribuna Liberal
Hortolândia recebe nesta sexta-feira (20) o certificado de “Cidade Árvore do Mundo”, conferido pela “Arbor Day Foundation”, órgão ligado à ONU (Organização das Nações Unidas). A premiação acontecerá durante o Fórum Mundial de 2023 sobre a agenda de Florestas Urbanas, mais especificamente no Fórum das Cidades, que acontece em Washington DC, nos Estados Unidos da América. Hortolândia plantou mais de 62 mil árvores em 6 anos e 9 meses, média superior a uma árvore a cada hora.
Uma delegação liderada pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) está na capital norte-americana para receber a certificação e participar dos fóruns. O convite ao município é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia na área ambiental. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o conjunto de ações realizadas pela Administração Municipal nos últimos 10 anos coloca a cidade no rol de 168 municípios, de 21 países, com maior número de políticas públicas de arborização e desenvolvimento com sustentabilidade.
“O reconhecimento da ‘Arbor Day Foundation’ (Fundação Dia da Árvore) se deu por conta do trabalho realizado na última década em nosso município. A ‘Arbor Day Foundation’ é uma organização norte-americana sem fins lucrativos, dedicada ao plantio de árvores em bairros, comunidades, municípios e florestas de todo o mundo. A entidade conta com mais de 1 milhão de membros e já plantou aproximadamente 350 milhões de árvores. A ONU também reconhece o trabalho desenvolvido em benefício do meio ambiente”, afirmou Zezé Gomes.
Além de demonstrar compromisso com a causa ambiental, o município precisou atender critérios para obter a certificação, dentre eles estabelecer a responsabilidade pelo cuidado das árvores, definir regras, alocar recursos para o manejo florestal, manter um inventário atualizado e realizar uma celebração anual das árvores para educar os habitantes.
Todas as categorias e as cidades contempladas com a certificação podem ser conferidas no site https://treecitiesoftheworld.org/. No Brasil, além de Hortolândia, foram reconhecidas as cidades de Araucária/PR, Campo Grande/MS, Cianorte/PR, Cordeirópolis/SP, Fortaleza/CE, Guarujá/SP, Ivaiporã/PR, João Pessoa/PB, Marialva/PR, Maringá/PR, Monte Alto/SP, Niterói/RJ, Paranaguá/PR, Recife/PE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, São Carlos/SP, São José dos Campos/SP e São Paulo/SP.
“O conjunto de ações da Prefeitura, preparando a cidade para os próximos 30 anos, pensando nas futuras gerações hoje, já traz a cidade a este patamar. Hortolândia possui infraestrutura, legislação e políticas ambientais para conseguirmos evoluir sem esquecer de nossos preciosos recursos naturais. Continuaremos a investir e pensar nas questões ambientais para, cada vez mais, alcançarmos as primeiras posições em relação ao meio ambiente na cidade”, completou o prefeito.
HORTOLÂNDIA PLANTA MAIS DE 62 MIL ÁRVORES EM 6 ANOS
Hortolândia plantou mais de 62 mil árvores, nos últimos 6 anos e 9 meses. A meta inicial da Prefeitura, de chegar a 80 mil até o fim de 2024, deve ser revista e ampliada para a marca de 100 mil árvores plantadas. O plantio acontece tanto por ação direta da própria Prefeitura, quanto por meio de parceria com a iniciativa privada, via compensação ambiental, em razão de novas construções feitas na cidade. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, somente com a implantação do Superviário, inaugurado no primeiro semestre deste ano, foram plantadas mais de 9 mil mudas de árvores, de 95 espécies diferentes. Todas as ações de compensação ambiental acontecem respeitando o tipo de terreno e a espécie correta para o local.
“Além disso, o plantio de mudas adequadas para áreas urbanas pode ser solicitado pelos moradores de maneira online. No site da Prefeitura ou no aplicativo Agenda Verde, é possível requerer este plantio, gratuitamente. Também está disponível para a população o Guia de Arborização Urbana. O objetivo é orientar que espécies são adequadas para o plantio na calçada e como ele deve ser realizado para que a árvore cresça de maneira saudável e segura com raízes fortificadas no solo. Também realizamos controle de leucenas (espécies invasoras), podas regulares de galhos, com solicitação online e grátis. O Viveiro Municipal, exemplo na região, garante ao morador hortolandense mudas de árvores para plantio. Tudo o que está acontecendo agora, ficará nítido e visível nos próximos anos”, ressalta a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.
Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a política pública de arborização urbana faz parte da ideia da construção de uma cidade inteligente e sustentável, em execução pela Prefeitura em diversos projetos e programas. Entre estas ações estão os cuidados especiais com as árvores; a recuperação das nascentes; o fortalecimento do saneamento básico; o novo conceito de zeladoria com varrição mecanizada e instalação de contêineres, aplicado no Jardim Amanda; e o monitoramento geral, realizado diariamente, e que ajuda a cuidar da limpeza e de tudo o que se refere ao meio ambiente na cidade.
Deixe um comentário