Geral
Audiência acontece a partir das 19h na Emef Profa. Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso

Hortolândia apresenta hoje ‘esboço’ da nova Lei Orçamentária Anual 2024

Moradores ainda poderão apresentar sugestões e questionamentos durante o evento; resultados de consulta feita à comunidade também serão divulgados

Da Redação | Tribuna Liberal

A população de Hortolândia pode participar da audiência pública sobre a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2024. A audiência é aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia. Promovido pela Prefeitura, o evento ocorre nesta terça-feira (19), a partir das 19h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na rua Maria de Lourdes C. Cancian, 92, no Remanso Campineiro. Técnicos da Secretaria de Finanças apresentarão a proposta da Administração Municipal relativa à utilização de recursos públicos em 2024. Também informarão os resultados obtidos na consulta feita à comunidade, encerrada no último dia 10.

Moradores da cidade que perderam o prazo da “Participação Cidadã” ainda poderão apresentar sugestões e questionamentos durante o evento. As prioridades escolhidas serão analisadas pelas secretarias municipais e consideradas na elaboração da LOA 2024, que será encaminhada na forma de projeto de lei do Executivo à Câmara de Vereadores para aprovação, no final deste mês. Para a secretária de Finanças, Maria Luísa Denadai, a participação da comunidade é de grande importância nesta etapa de elaboração da LOA.

“A participação das pessoas na elaboração e no acompanhamento da execução do orçamento é muito importante para o exercício da cidadania, ser corresponsável pela vida da cidade, influir na priorização das políticas públicas que podem proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos. Convidamos você a exercer esse papel de protagonista no município de Hortolândia”, destaca.

O orçamento municipal pode ser consultado na página da “Carta de Serviços”, no Portal da Prefeitura, em que a Secretaria fala didaticamente sobre as leis do orçamento municipal. A LOA, por exemplo, é apresentada como o orçamento em si, com todas as receitas previstas e despesas fixadas detalhadamente para o ano seguinte. 

O PPA (Plano Plurianual), por sua vez, é a lei elaborada no primeiro ano de governo, que contém diretrizes, objetivos e metas para os quatro anos de gestão municipal. É a que diagnostica os problemas e define o público-alvo dos programas e ações do Executivo. E, por fim, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é aquela que estabelece anualmente as principais metas para o orçamento do ano seguinte, ligando o PPA à LOA.

 

 

Deixe um comentário