Geral
Prefeito, secretário de Segurança e comandante da GCM receberam os três dispositivos elétricos

Guarda Civil Municipal adquire dispositivos elétricos em Monte Mor

Arma não letal passará a ser utilizada pelos agentes municipais em ocorrências de segurança; letalidade é ‘última opção’, reforça município

Da Redação | Tribuna Liberal

Três dispositivos Spark (dispositivo elétrico incapacitante) foram adquiridos com recursos próprios pela Guarda Civil Municipal de Monte Mor. O prefeito Edivaldo Brischi (PSD), o secretário de Segurança, Adriano Vieira Serra, e o comandante da GCM, Alan de Souza Kanashiro, receberam recentemente, de forma simbólica, os três dispositivos elétricos.

Segundo Brischi, “quanto melhor equipados e melhor treinados os agentes da GCM, melhor será a prestação do serviço e melhor será a efetivação das ações em prol da população em segurança”. “A aquisição dos dispositivos é mais uma conquista. Os investimentos em segurança pública continuam a ser feitos pela Prefeitura de Monte Mor”, afirmou.

Para Adriano Vieira Serra, secretário de Segurança, em ocorrências de incivilidade, onde a ação deve ter uma resposta de incapacitação, preservando a segurança do guarda e da própria pessoa abordada, os dispositivos Spark “são uma excelente ferramenta de trabalho”.

“O dispositivo não letal assegura ao agente da GCM envolvido em uma ocorrência de distúrbio ou tumulto, onde uma pessoa (ou várias) esteja descontrolada por inúmeros motivos possíveis, há possibilidade de agir sem causar maiores danos aos envolvidos”, disse o comandante da GCM de Monte Mor, Alan de Souza Kanashiro.

“Para todos os envolvidos com a segurança de Monte Mor, a preocupação é sempre com a segurança de todos, da população em especial, do guarda que exerce a função de garantidor da lei e da ordem, e também da pessoa que esteja envolvida de uma forma ou outra em um ilícito. A letalidade é a última opção em um confronto. Por essa razão, dentro das propostas da GCM de Monte Mor, treinamento, equipamentos e ações de prevenção são as palavras de ordem”, afirma o Executivo.

Novas armas

Em maio, a Guarda Civil Municipal de Monte Mor recebeu novos armamentos. Foram 18 pistolas, duas carabinas e 20 coldres em polímero. A entrega aconteceu no auditório do Centro Cultural Joaquinzão, reunindo o efetivo da corporação. O investimento foi viabilizado pelo vereador Bruno Leite (UNIÃO) em conjunto com o vice-prefeito Ronaldo Perandré, o Tuim (Solidariedade).

O novo armamento visa suprir uma necessidade da GCM, segundo a Prefeitura, que contratou nos últimos anos 20 novos guardas. 

Deixe um comentário