Geral
Comitiva participa de atividades formativas sobre economia circular e logística reversa na Ambipar

Gestores públicos do Paraná conhecem programa de reaproveitamento de resíduos na região

Da Redação |Tribuna Liberal 

Os projetos de reaproveitamento de resíduos e fomento à economia circular do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) foram apresentados nesta quarta-feira (18) ao grupo de gestores públicos do Paraná que participam do 1º Intercâmbio de Conhecimento e Boas Práticas - Resíduos Sólidos e Economia Circular na região. 

A atividade, que continua nesta quinta-feira (19), é realizada pelo grupo Ambipar Environment, empresa líder em soluções ambientais, localizada em Nova Odessa, com apoio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e do Consimares. O grupo de visitantes é formado por gestores públicos dos municípios paranaenses que integram o Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi (formado por sete cidades: Telêmaco Borba, Imbaú, Reserva, Ortigueira, Tibagi, Sapopema e Rio Branco do Avaí).

A apresentação do Programa Recicla Junto Consimares, realizada no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, fechou a programação do primeiro dia de trabalho da comitiva na região. Durante a explanação, os gestores puderam conhecer as quatro principais ações do programa: a criação de uma rede de cooperativas de reciclagem, o projeto de compostagem de resíduos orgânicos, a implantação da usina móvel para descarte correto e reutilização de RCC (Resíduos da Construção Civil), além da Central de Tratamento e Resíduos com tecnologia para transformar rejeitos (resíduos sem potencial de reciclagem) em energia elétrica.

“O grupo se interessou em conhecer o trabalho de governança que o Consimares realiza para desenvolver os projetos de gestão integrada dos resíduos, em especial a coleta seletiva. Nas visitas técnicas, vamos mostrar in loco modelos de ecopontos utilizados na região”, comentou o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani. 

As atividades do intercâmbio começaram logo cedo com a recepção dos visitantes pelo Grupo Ambipar, na sede da empresa em Nova Odessa, onde foi apresentado o Programa de Resíduos da Klabin, que reaproveita 98,5% dos seus resíduos industriais, conteúdos formativos sobre economia circular e logística reversa, além de visita guiada às instalações da Ambipar. 

Depois, o grupo fez a primeira visita técnica do intercâmbio à cooperativa de reciclagem Juntos Somos Fortes, em Santa Bárbara d´Oeste, franquia social do projeto Ambipar Viraser. O sistema de gestão da cooperativa servirá de modelo para outras cidades do território Consimares, por meio do acordo de cooperação técnica firmado entre o Consórcio e projeto Ambipar Viraser de fomento à economia circular. As visitas técnicas continuam nesta quinta-feira.

Deixe um comentário