Futura Cooperativa de Costura e Fraldas ganhará cobertura nos próximos dias
Projeto é voltado à inclusão das mulheres no mercado de
trabalho e à geração de emprego para famílias em situação vulnerável
Da Redação|Tribuna Liberal
A construção da futura Cooperativa de Costura e Fraldas da Prefeitura de Nova Odessa, um projeto social municipal voltado principalmente à inclusão das mulheres no mercado de trabalho e à geração de emprego e renda para famílias em situação vulnerável está em andamento. Localizado em um terreno municipal no Jardim Capuava, o prédio de 500 metros quadrados de área construída já tem paredes altas, e deve receber cobertura nos próximos dias.
A obra civil foi viabilizada pela atual gestão via parceria com a iniciativa privada. A Urba é a responsável tanto pela construção quanto pela doação das futuras máquinas para a Cooperativa. Trata-se de uma contrapartida ao Poder Público Municipal renegociada ano passado pela atual gestão junto à direção da empresa, em função da reaprovação do empreendimento habitacional Vila América.
Para o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD) – que usou uma retroescavadeira para demarcar simbolicamente o início da construção, no último dia 23 de agosto –, ter viabilizado “esse grande projeto” que é a futura Cooperativa é “motivo de orgulho” tanto para ele quanto para o vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho.
“Queremos a capacitação e a geração de renda para a parcela mais carente da nossa comunidade, principalmente as mulheres que são arrimo de família e que, muitas vezes, são a única fonte de sustento da casa. Eu amo Nova Odessa, luto pelo desenvolvimento da cidade e quero o melhor para o para nosso povo”, comentou o chefe do Executivo novaodessense no lançamento da obra.
A Cooperativa está sendo construída na Rua Flamboyant, em frente à Padaria Expresso dos Pães, e o projeto foi definido em cooperação com a equipe da secretária Municipal de Obras, Projetos e Planejamento Urbano. “Esse projeto e essa obra são uma excelente oportunidade para as famílias novaodessenses, porque vão gerar empregos e movimentar ainda mais a economia do município”, comentou o vice-prefeito Mineirinho.
Gestor de Projetos da Urba, Diego Guernelli disse na ocasião ser “muito bom ter essa oportunidade de trazer para a sociedade uma obra como essa, e estamos satisfeitos em participar desse projeto, que é tão importante para Nova Odessa”. Já a coordenadora de Legalização da empresa do Grupo MRV&CO, Cristiane Carraro, ressaltou “que é muito bom atuar em um município que se preocupa com a sua população, cujos valores são condizentes com a filosofia da Urba, e esperamos participar de outros projetos aqui na cidade”.
INVESTIMENTOS
A Urba investe aproximadamente R$ 36 milhões em Nova Odessa, o que inclui, além do Residencial Vila América, a construção do galpão da Cooperativa Municipal de Costura e Fraldas, o fornecimento de 40 máquinas de costura e de 20 máquinas para a fabricação de fraldas, a doação de uma escavadeira hidráulica e 60 equipamentos de ar-condicionado à prefeitura.
Além disso, a empresa elaborou o projeto que vai viabilizar que a prefeitura realize os serviços de desassoreamento do trecho do Ribeirão Quilombo localizado no município, entre os limites dos municípios de Sumaré e Americana, perfazendo aproximadamente 11 km. Também assumiu o projeto de reflorestamento ambiental, com a recomposição de 92.110,40 m², mediante o plantio de 15,8 mil mudas em áreas verdes da cidade.
Deixe um comentário