Estudantes reclamam de mudança de itinerário de ônibus que faz a linha da PUC até Sumaré
Alunos da PUC-Campinas
que moram em Sumaré fizeram uma reclamação sobre mudança do itinerário e do
horário da linha 652EX1 e 652EX2, o que tem prejudicado os universitários, que
precisam caminhar no escuro até a Unicamp, por 20 minutos, para pegar o ônibus
intermunicipal e voltar para a casa.
O Consórcio BUS+ e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) garantiram que a situação está sendo regularizada.
Em maio de 2019, alunos da PUC-Campinas e Unicamp fizeram várias reclamações sobre a linha. Em seu último horário, o ônibus não passava pela PUC e nem pela Unicamp. Então, a linha foi expandida até as universidades.
“Os alunos tinham que pegar dois ônibus e se arriscarem para chegar em casa. Sendo que esse mesmo ônibus, durante o dia, tem seu itinerário passando por lá (Puc e Unicamp)”, contou Thaís Sousa, aluna que se formou ano passado e que tem ajudado os demais estudantes a reclamar seus direitos.
O itinerário foi novamente alterado por causa da pandemia do novo coronavírus, com a suspensão das aulas presenciais. Porém, as aulas voltaram em fevereiro de 2022 e os alunos precisam que o ônibus volte a passar na PUC neste último horário, disse Thaís. Hoje eles têm que se arriscar e ir andando até o balão da Unicamp para pegar o ônibus intermunicipal (652EX2).
Estudante de História na PUC, residente no Parque Residencial Salerno, Marcos Aurélio de Araújo disse que quando os estudantes não conseguem descer na Unicamp, utilizam a linha 652, no sentido Unicamp e João Paulo e descem no Dall´Orto, em Sumaré, e o pai de um amigo os leva para casa. Na opinião dele, a EMTU deveria rever todas essas linhas porque, segundo ele, é um descaso muito grande com os estudantes e com os trabalhadores da Unicamp.
O Consórcio BUS+ informou que está fazendo um estudo de alteração de itinerário na viagem das 23h para atendimento destes alunos, sem impactar na viagem de outros usuários. “Dentro de 5 dias úteis teremos um parecer final”, informou a assessoria de imprensa da BUS+.
A assessoria de imprensa da EMTU informou que determinou a solução do problema e a passagem desta linha na rotatória da PUC para atender os estudantes. Nos próximos dias será publicada uma resolução regulamentando a decisão.
Deixe um comentário