Geral
Captação foi suspensa após Coden receber denúncia de possível contaminação por descarte irregular

Estação de Captação Santo Ângelo vai passar a receber fiscalizações da Cetesb

Órgão estadual vai verificar se houve crime ambiental em área de represa que abastece Nova Odessa; Gaema, órgão do MP, acompanha situação do local

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Depois da Coden Ambiental retomar a captação de água bruta para tratamento na Represa Santo Ângelo, adjacente à Represa do Salto Grande, na região do Pós-Anhanguera, em Nova Odessa, e do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), braço do Ministério Público Estadual, solicitar informações do caso, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) confirmou ao Tribuna Liberal na tarde desta quinta-feira (9) que realizará fiscalizações na captação com o objetivo de averiguar possíveis infrações ambientais na área.

“A Cetesb efetuará as fiscalizações de sua competência das eventuais infrações ambientais ocorridas”, confirmou o órgão ambiental estadual. As fiscalizações serão realizadas depois de solicitação do promotor Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema regional, que passou a acompanhar os desdobramentos do caso. O promotor pediu informações ao município e também à própria Cetesb.

A captação no local havia sido preventivamente suspensa no último sábado (04), tão logo a equipe técnica da companhia municipal recebeu informações sobre possível contaminação das águas da Represa Santo Ângelo por descarte irregular de efluentes.

A Coden acompanhou a situação de perto, e nenhum contaminante foi apontado pelas análises laboratoriais que foram realizadas constantemente ao longo dos últimos cinco dias no ponto de captação por Nova Odessa, desde que um vídeo com a denúncia do possível crime ambiental foi recebido pela companhia.

“Cabe ressaltar que a captação de água se dá na margem oposta ao possível descarte irregular. No nosso ponto de captação, as amostras estão dentro dos parâmetros considerados passíveis de tratamento pelos quesitos bacteriológico, de DBO e DQO. Preventivamente, a captação foi suspensa desde sábado na ECA Santo Ângelo (que supre a ETA Santo Ângelo), sendo retomada nesta data, após todas as análises apresentarem resultados em conformidade com as normas de qualidade vigentes”, destacou nota da Coden sobre o caso.

A manobra preventiva não afetou a capacidade de atendimento da Coden, pois aquela região da cidade é atendida pelo novo reservatório metálico de 700 mil litros, que foi suficiente para garantir o abastecimento dos cerca de 500 imóveis do Pós-Anhanguera.

Deixe um comentário