Geral
Ação contou com a participação de 80 pessoas, a maioria servidores que atuam no atendimento ao público

Especialista orienta formas de uso de bengala guia por deficientes visuais em Hortolândia

Da Redação | Tribuna Liberal

Exemplos práticos e eficientes de como atender pessoas com deficiência visual foram demonstrados durante palestra promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a AHDEV (Associação Hortolandense de Deficientes Visuais), com apoio da Prefeitura de Hortolândia. A ação, realizada na última semana, contou com a participação de cerca de 80 pessoas, em sua maioria, servidores municipais que atuam no atendimento ao público em diversos setores da municipalidade. Apoio durante o uso da bengala guia e descrição de cenas e objetos para pessoas cegas estiveram entre as orientações, transmitidas pelo professor em Orientação e Mobilidade para Deficientes Visuais, Eduardo José Drezza, convidado especialmente para a capacitação.

“Atualmente, a AHDEV conta com aproximadamente 40 pessoas com deficiência visual cadastradas, mas a quantidade de pessoas com esta deficiência na cidade é maior. São pessoas que buscam atendimento em unidades de saúde, em escolas e demais serviços públicos. Por isso, precisam de atendimento diferenciado”, destacou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Alexandre Amaro. “Esta formação foi planejada justamente para orientar profissionais que atuam no atendimento ao público sobre as formas que eles podem abordar e conduzir o deficiente visual durante o atendimento”, completou.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria de Governo da Prefeitura, Marlene Batista, destaca a importância de ações como estas. “Profissionais da Prefeitura de Hortolândia puderam tirar dúvidas e obter conhecimentos que fazem diferença na hora de atender deficientes visuais. Detalhes que facilitam a prestação de um serviço público com ainda mais qualidade. Agradecemos a Associação pela oportunidade de proporcionar esta capacitação aos servidores”, finalizou Marlene.

Deixe um comentário