Em fase final de reforma, CRAS será reinaugurado dia 25 em Hortolândia
Prefeito Zezé Gomes vistoriou última etapa das obras de
ampliação de cômodos, construção de salas e banheiros adaptados; objetivo é
atender cerca de 3,5 mil pessoas
Da Redação | Tribuna Liberal
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (PL), visitou as obras do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Jardim Brasil, a fim de verificar o andamento dos trabalhos. A Prefeitura de Hortolândia está prestes a concluir a reforma do CRAS, que será reinaugurado no próximo dia 25 de maio. A obra faz parte das comemorações pelo aniversário da cidade.
Os ajustes na obra antes da reinauguração estão em andamento, com o objetivo de transformar o antigo CCS (Centro de Convivência Social) em CRAS. Segundo a Secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, as principais melhorias incluem a conclusão das hortas suspensas, especialmente projetadas para permitir o acesso de cadeirantes, com modelos em formato de H e I, como parte do programa “Hortolândia Inclusiva”. Além disso, a pintura externa está prevista para ser finalizada até a próxima semana.
“A construção de uma cidade inteligente está intrinsecamente ligada à inclusão social. Com esse propósito, estamos realizando uma expansão significativa do CSS Jd. Brasil, transformando-o em um CRAS, capaz de atender até 3.500 pessoas. Em nossa gestão, o lema é garantir que ninguém seja deixado para trás”, disse o prefeito.
Houve uma ampliação dos cômodos de atendimento, com a construção de três novas salas e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, foram realizadas melhorias na infraestrutura, incluindo a troca da rede elétrica, a substituição do piso e a melhoria no calçamento de acesso. Também foram realizados reparos na cobertura e um aumento do sistema de coleta de águas pluviais. Além disso, uma academia com 15 aparelhos foi construída como parte da reforma de ampliação para oferecer mais opções de atividades físicas aos usuários. As medidas de aprimoramento visam atender às necessidades da comunidade local, sendo que o CRAS passará a ser uma referência para os moradores do Jardim Brasil, substituindo o antigo CRAS do Novo Ângulo.
O prédio, localizado na rua da Amizade, 240, estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo acesso a diversos serviços públicos, benefícios e projetos de assistência social, por meio de atendimento técnico, Cadastro Único, acompanhamento familiar pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), oferecidos por organizações parceiras. O CRAS é uma unidade pública de assistência e desenvolvimento social que oferece serviços de apoio financeiro, cursos, oficinas pedagógicas e outras atividades assistenciais de proteção básica às famílias.
“Trata-se de algo verdadeiramente inédito, pois estamos presenciando a transformação de um imóvel público por meio de um processo de reforma que resultará em salas espaçosas, capazes de atender não apenas os cidadãos em busca de orientação no CRAS, mas também proporcionar um ambiente adequado para que os servidores realizem seus trabalhos e atendimentos. Essa iniciativa representa um salto significativo na qualidade dos serviços oferecidos, bem como na ampliação das atividades disponíveis. O CRAS é, sem dúvida, a porta de entrada para a população”, destacou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.
Deixe um comentário