Em fase de revisão, Nova Odessa realiza Oficinas Temáticas do novo Plano Diretor Sustentável
Atividades foram realizadas para garantir maior participação
popular, colher novas propostas e discutir temas pertinentes ao projeto junto
aos especialistas em cada área
Além das três audiências públicas realizadas no final de julho, a 3ª etapa do processo de revisão do Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa contou com mais seis Oficinas Temáticas, realizadas ao longo da última semana com representantes da sociedade civil organizada e do próprio Poder Público. Os encontros foram realizados pela Secretaria Municipal de Obras, Projetos e Planejamento nos dias 15, 16 e 18, sempre em dois horários, no Paço Municipal.
Com o slogan “A Cidade Que Se Quer”, o PDSNO (Plano Diretor Sustentável de Nova Odessa) se encontra em fase de revisão, ou seja, de elaboração das propostas, pactuação das prioridades e construção dos objetivos.
A intenção das Oficinas Temáticas foi exatamente garantir a maior participação popular possível, colher novas propostas e discutir os variados temas pertinentes ao Plano Diretor junto aos especialistas em cada área.
O processo metodológico na elaboração da revisão do Plano já passou pela etapa do diagnóstico, na qual buscou-se o conhecimento da realidade municipal, fazendo levantamentos e consultas junto às secretarias municipais e reuniões com entidades, comunidades e escutação popular através do hotsite www.novaodessa.sp.gov.br/plano-diretor/.
“Cada etapa das reuniões define os instrumentos a serem implementados para a consecução dos objetivos e prioridades do Plano. A prefeitura está revisando o Plano Diretor, que é a lei municipal que estabelece as regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento social, físico, econômico e administrativo, visando mais qualidade de vida à população, além da preservação e da conservação dos recursos naturais”, comentou a secretária municipal de Obras e responsável pela apresentação do Plano, Miriam Cecília Lara Netto.
A minuta inicial do Projeto de Lei do Plano Diretor já se encontra disponível para apreciação popular também no hotsite. “A gestão do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, pretende com a revisão estabelecer o PDSNO. O que se busca é uma cidade ambientalmente equilibrada, sustentável, estruturada e justa a toda a população e que represente essa comunidade nos próximos 20 anos”, disse Miriam.
TERCEIRA ETAPA
As três audiências públicas da 3ª etapa do PDSNO, também abertas à população, ocorreram nos dias 26, 27 e 28 de julho, na EMEFEI Simão Welsh, no Plenário da Câmara Municipal e no Auditório do Paço Municipal, respectivamente. As audiências públicas tiveram cunho consultivo e as manifestações recebidas subsidiam a finalização do Anteprojeto de Lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores.
Elas são realizadas após o término de cada fase, com o objetivo de implementar o debate e a participação dos cidadãos, a fim de que se conscientizem sobre a importância do engajamento na busca por soluções de melhorias no espaço urbano em que habitam.
O novo Plano Diretor visa “organizar e direcionar as políticas de desenvolvimento, para que a cidade possa crescer de forma sustentável e se desenvolver, aumentando a qualidade de vida dos cidadãos novaodessenses”. O Plano tem 5 eixos: ordenamento territorial, habitação, meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento sustentável.
Deixe um comentário