Geral
Avaliação mostra que Hortolândia vive resultados de planejamento a longo prazo

Em 7ª em Urbanismo, Hortolândia se destaca no Ranking Smart Cities 2023

Município também teve bom desempenho em Economia, ocupando a 17ª posição; levantamento abrange 656 cidades com mais de 50 mil habitantes em todo país

Da Redação | Tribuna Liberal

As iniciativas estratégicas em Hortolândia voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável estão gerando resultados, colocando a cidade em destaque nacional mais uma vez. Isso porque, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2023, divulgado nesta segunda-feira (04), Hortolândia conquistou a 7ª posição no eixo Urbanismo, com uma pontuação de 7,445, superando sua posição anterior em 2022, quando ocupou o 13º lugar no mesmo segmento, com 7,427 pontos. O município também teve bom desempenho no eixo Economia, no qual ficou na 17ª posição, com 6,980 pontos. No ano passado, a cidade ficou em 48ª posição, com 4,885 pontos neste eixo.

O Ranking Connected Smart Cities avalia 75 indicadores em 11 eixos, incluindo Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação, e Urbanismo. No ranking geral, Hortolândia está na 73ª posição, com uma pontuação total de 29,302, em um levantamento que abrange todos os 656 municípios com mais de 50 mil habitantes, de acordo com o Censo do IBGE 2022.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, comentou a evolução da cidade no ranking. “Recebemos com muita satisfação a colocação apontada pelo ranking Connected Smart Cities. Em comparação ao ano anterior, evoluímos, melhorando exponencialmente nossos índices. Em todos os 11 eixos utilizados para medir o ranking, desenvolvemos ações municipais”, salienta Zezé Gomes.

Ele ressaltou que Hortolândia vive resultados de um planejamento a longo prazo. “Nossas ações que visam a consolidação de uma cidade inteligente e sustentável foram pensadas há alguns anos e, hoje, apresentam resultados visíveis aos moradores da cidade. Nosso desafio é fazer uma cidade inteligente que sirva à população, oferecendo qualidade de vida e que proporcione prazer de morar no município. O resultado reconhece as ações inovadoras que a Prefeitura tem realizado nos últimos anos. Entre as ações que contribuíram para a posição estão a instalação de câmeras inteligentes, iluminação pública de LED, a Central de Monitoramento, implantação de fibra óptica, desenvolvimento de um sistema viário interligado, e a criação de parques lineares com pistas de caminhada e ciclovias, entre outras iniciativas”, destaca o prefeito.

“Quando falamos sobre construir uma cidade inteligente e sustentável, estamos falando sobre modelar uma Hortolândia com mais qualidade de vida para quem mora, visita ou trabalha aqui hoje e no futuro. Nos últimos sete anos, Hortolândia se tornou um canteiro de obras. Todos os dias, trabalhamos em novos projetos de urbanismo, atualização de legislações e implantação de sistemas. De 2022 para 2023, subimos da 13ª para a 7ª posição no ranking de Urbanismo da Urban Systems. Nosso objetivo é chegar ao 1º lugar em poucos anos e permanecer lá”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior.

A classificação de Hortolândia em rankings de cidades inteligentes vem de outros anos. A cidade já se destacou nos rankings “5° colocação no eixo Urbanismo do Ranking Smart Cities 2021” e “ ranking nacional das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Smart Cities 2022”, também elaborados pela Urban Systems.

Deixe um comentário