Geral

Elias Fausto conquista 1º lugar no Programa Parcerias Municipais do Estado

Iniciativa por objetivo replicar práticas inspiradoras entre municípios nas diversas áreas como Educação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente

O município de Elias Fausto conquistou o primeiro lugar no Programa Parcerias Municipais do Governo do Estado, com o Projeto cadastrado no item “Aplicações em Tecnologia e Frota” na área da Segurança Pública. Entre 645 municípios, 70 cidades foram selecionadas. O prefeito Maurício Baroni recebeu das mãos do governador João Doria o Prêmio e também o valor de R$ 500 mil no Palácio dos Bandeirantes, na última terça-feira (22/03).

“É um momento de grande alegria e emoção. Entre 645 municípios do Estado de São Paulo tivemos esse reconhecimento. Muito trabalho e esforço durante meu primeiro mandato e, nesse segundo mandato fomos coroados com essa conquista. Obrigado a nossa população, a nossa equipe e a todos aqueles que confiaram em nosso trabalho. Podem ter certeza que estarei honrando o nosso compromisso de melhorias contínuas em nossa cidade como o único prefeito reeleito na história de Elias Fausto”, afirma o prefeito.

Inovação, tecnologia, agilidade na mensuração e compartilhamento de dados entre a equipe são algumas das principais ações da Guarda Civil Municipal de Elias Fausto no combate à redução de criminalidade. O Programa Parcerias do Governo do Estado de São Paulo tem por objetivo replicar práticas inspiradoras entre os municípios nas diversas áreas da gestão pública como Educação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Nesse sentido, Elias Fausto cadastrou um Case de Sucesso no Programa “Aplicações em Tecnologias e Frota” em que comprou a eficácia do uso da tecnologia para reduzir os índices de criminalidade e agilizar a pronta resposta à população. O projeto foi escrito pela Secretária de Cultura e Projetos, Andreza Ramos, com auxílio do Secretário de Segurança Paulo Rogério Silva e do Comandante da GCM Alves.

HISTÓRICO DE INOVAÇÃO

O projeto começou em 2019, com a aquisição de um drone para realizar a patrulha rural e urbana no município. “Por conta de nossa enorme área rural, mais de 250 quilômetros, resolvemos criar esse novo dispositivo para auxiliar na Ronda Rural e também para fortalecer a segurança nessa área.”, explica Baroni. O projeto “AeroDrone” já auxiliou na captura de veículos abandonados, na identificação de local de tráfico de drogas, auxílio ao Corpo de Bombeiros de Capivari (cidade que faz limite com Elias Fausto).

Depois, Elias Fausto implantou em novembro do mesmo ano o Sistema de Monitoramento “Centro de Operações de Elias Fausto” que funciona em tempo real com mais de 128 câmeras da Prefeitura e mais 31 câmeras do projeto “Câmera Amiga”.

O trabalho de incentivo à GCM e investimento continuou com a implantação de um sistema de informação e gerenciamento. Trata-se de um softwarer desenvolvimento pelo Comandante da Guarda Civil Municipal Alves que reúne informações e ferramentas necessárias para a administração interna da GCM. Foi desenvolvido em linguagem html, php e javascript. Iniciado em 2021, o Sistema de Monitoramento, Córtex do Ministério da Justiça permite um ágil reconhecimento facial por meio das Câmeras de Monitoramento. Outra inovação foi a aquisição de duas pistolas elétricas incapacitantes para a Guarda Civil que têm a função de diminuir o uso da arma de fogo e a preservação da vida.

Recentemente, a Prefeitura também adquiriu uma moto 100% elétrica que está sendo utilizada para o patrulhamento em ronda escolar que, inclusive, é equipada com câmera na frente e atrás do veículo para gravar a ação da GCM. “Essa é a primeira Guarda Civil do Brasil a utilizar esse modelo de veículo que além de silencioso, é econômico e não causa danos ao meio ambiente”, explica Baroni.

CONFIANÇA E INVESTIMENTOS

A melhoria na segurança pública possibilitou o crescimento industrial e residencial da cidade. Atualmente, Elias Fausto possui 40 novas indústrias instaladas no Distrito, sete novos loteamentos regularizados, um condomínio fechado de alto padrão, instalação do maior Circuito de Provas da América Latina – Pirelli, 108 microempresas e mais de 300 MEIs. Além da instalação dos bancos Sicred e Sicoob.

 

Deixe um comentário