Dia das Crianças: Sumaré investe em políticas públicas de cuidados
Em alusão à data comemorada nesta quarta-feira (12), Prefeitura de Sumaré destaca ações desenvolvidas em prol do bem-estar de crianças e adolescentes do município
Em referência ao Dia das Crianças, comemorado nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Sumaré destaca a ampliação das políticas públicas de assistência às crianças desde 2017. Em uma iniciativa inédita na região, foram implantadas na cidade duas unidades do Centro da Criança na cidade, uma na Área Cura e outra na região central, uma parceria do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Saúde, a Faculdade São Leopoldo Mandic e PUC-Campinas. Os espaços são personalizados para o público infantil e oferecem assistência médica pediátrica exclusiva, por meio do encaminhamento via unidades de saúde.
“Implantamos os Centros da Criança para humanizar ainda mais o atendimento pediátrico na nossa cidade, oferecendo assistência em saúde às nossas crianças. Além disso, o Centro permite o atendimento e diagnóstico otimizados, mais ágeis e rápidos. Neste período de funcionamento, atendemos cerca de 5 mil crianças, ofertando prevenção e qualidade de vida”, explicou Mara Dalben, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Na área da educação, de acordo com a prefeitura, as melhorias são realizadas anualmente para ofertar um ensino forte. As vagas do Proeb (Programa de Educação Básica) foram ampliadas, ofertando educação desde o berçário. Agora, são 5.928 alunos de zero a três anos atendidos em 75 escolas de Ensino Infantil conveniadas com a prefeitura.
A administração destaca, também, que parquinhos inclusivos foram implantados nas escolas municipais, além da entrega de kits de material e uniforme escolar anual. Os projetos especiais extraclasses foram ampliados, fortalecendo o que é passado em sala de aula. Entre eles, estão as visitações no Centro de Educação Ambiental Vivenciada, Parque dos Animais, Cidade Mirim de Trânsito e bibliotecas.
A merenda é de qualidade e com cardápio balanceado, utilizando alimentos da agricultura familiar. E a modernização das escolas e da parte pedagógica auxiliam na qualidade da educação, com lousa digital e ar condicionado nas salas de aula, além das aulas de robótica. E novas unidades escolares foram entregues e estão sendo construídas, ampliando as vagas ofertadas. E diversos playgrounds foram implantados em todas as regiões da cidade para a diversão da criançada.
O “Projeto Socioesportivo do Bem” ocorre nos condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida de Nova Veneza, Matão e Área Cura, oferecendo para as crianças e adolescentes aulas esportivas e de recreação. As aulas são oferecidas nas quadras poliesportivas disponíveis no interior dos condomínios, no contraturno escolar.
Os Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos oferecem atividades de cuidados e proteção social às crianças em situação de vulnerabilidade social, entre eles, o projeto Viva Leite, distribuindo periodicamente leites para as famílias. Além disso, a Casa Lar oferta acolhimento institucional. Também há a oferta de ações para prevenção da gravidez precoce, identificação e acolhimento dos casos na cidade, fortalecimento da rede de apoio com família e comunidade.
E o Programa Criança Feliz é executado em Sumaré por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social e as organizações sociais Instituto Bem Querer, Instituto Educacional e Assistencial Pio XII e Recanto Tia Cecília. O acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância é realizado com visitas semanais, com o objetivo de apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, além de fortalecer os vínculos familiares e orientar sobre o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem.
Ao longo do ano, o Fundo Social promove a Campanha de Arrecadação de Brinquedos, colhendo itens novos e usados em bom estado de conservação. Os brinquedos são expostos nas Lojas de Brinquedos no Mês das Crianças. As lojas são montadas em espaços públicos, com os itens expostos para que as crianças escolham os brinquedos que mais as agradam (veja texto abaixo).
E para encantar a população, principalmente as crianças, o Fundo Social promove o Natal do Bem, com atividades por toda a cidade, resgatando o encantamento e alegria do Natal. A decoração é sustentável, utilizando garrafas pet doadas pelos moradores.
O Papai Noel passa por todas as regiões da cidade, ouvindo os pedidos e recebendo as cartinhas da garotada. Desde 2018, Sumaré recebe a Caravana Iluminada da Coca Cola, enchendo as ruas da cidade de magia e brilho. “Investimos em políticas públicas que visam cuidar e valorizar nossas crianças, fomentando ações de desenvolvimento social e de crescimento pessoal”, explicou o prefeito Luiz Dalben (Cidadania).
Fundo Social inicia distribuição de brinquedos às crianças em situação de vulnerabilidade social
O Fundo Social de Solidariedade de Sumaré iniciou nesta terça-feira (11), a distribuição de brinquedos doados durante a Campanha de Arrecadação de Brinquedos. Setenta e duas crianças referenciadas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Cruzeiro escolheram seus presentes, expostos na Loja de Brinquedos Solidária.
As Lojas de Brinquedos Solidária percorrem neste mês os CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) e espaços públicos do município, de acordo com cronograma do Fundo Social, presenteando os pequenos com os brinquedos doados pela população e pela iniciativa privada, que foram higienizados e organizados. A presidente do Fundo Social, Mara Dalben, e o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) acompanharam o início da distribuição dos brinquedos.
“Estamos muito felizes em poder proporcionar para novamente para nossas crianças este momento de muita alegria, e isso é resultado da solidariedade do povo sumareense, que nos ajudou e doou os brinquedos. Nos últimos dois anos, devido à pandemia, suspendemos as Lojas de Brinquedos e a distribuição dos presentes foi feita nos CRAS. Porém, é com grande alegria que retomamos este belíssimo projeto, que permite que nossos pequenos se sintam em verdadeiras lojas e com poder de escolha de seus brinquedos”, falou a presidente.
“Mais um ano de sucesso nesta campanha promovida com tanto amor e empenho para proporcionar para as nossas crianças um momento de muita alegria nesta data tão importante para elas. Desde que iniciamos a campanha em 2017, arrecadamos mais de 40 mil brinquedos, que fizeram a alegria de muitas crianças. É muito gratificante ver o brilho nos olhos das nossas crianças e ter a certeza que nosso trabalho caminha pelo rumo certo, que, com o apoio da população, nossa administração faz a diferença na vida das pessoas”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
A Campanha de Arrecadação de Brinquedos é contínua. A população pode doar brinquedos novos e usados em bom estado de conservação em pontos espalhados por toda a cidade, além da sede do Fundo Social, localizada na Rua Dom Barreto, 1.377,centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Deixe um comentário