Defesa Civil de Nova Odessa participa de palestra regional sobre o manejo de abelhas no IZ
O coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Nova Odessa,
Vanderlei Willians Vanag, foi um dos palestrantes em uma capacitação sobre o
manejo de abelhas em casos de emergências. A palestra foi realizada em parceria
entre a Secretaria do Meio Ambiente de Nova Odessa, dentro da Fazenda do
Estado, sede do IZ (Instituto de Zootecnia). Foram palestrantes no evento, além
do coordenador da Defesa Civil de Nova Odessa, o tenente Élio Douglas Marcolino
Lima, do Corpo de Bombeiros de Americana, e o agente da Defesa Civil de Americana
Gerson de Oliveira.
Participaram da capacitação membros do PAM (Plano de Ajuda Mútua), grupo de empresas privadas, os bombeiros militares de Americana e as Defesas Civis de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e de Nova Odessa, que são qualificados para ajudar e atuar de forma conjunta e coordenada em casos de emergência na região, como incêndios de grandes proporções.
O foco da palestra foi como lidar com abelhas, em casos de infestações ou ataques a pessoas. “Abordamos o manejo, como agir no momento de emergência e para quem ligar. No caso, a primeira coisa é isolar a área, e manter distância do enxame, depois chamar os bombeiros militares através do número de telefone, 193. Com isso será contratado um apicultor para retirar as abelhas do local”, explicou Vanag.
De acordo com o profissional, a picada de abelhas pode levar à morte, em casos de pessoas alérgicas ou por excesso de picadas, pois, em alguns enxames, o número de abelhas pode passar de 10.000.
“Tem mais de 300 espécies de abelhas no Brasil, sendo que a abelha europa, que foi cruzada com a abelha africana, necessita de cuidados especiais com o manejo. As orientações sobre pessoas alérgicas e locais de mata são importantes para que possamos orientar a população e prevenir acidentes”, disse o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta.
CONTATOS
Em caso de emergências, a população de Nova Odessa pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (19) 99545-6418, a Defesa Civil Estadual pelo 199 ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190). Para mais informações sobre como se prevenir, visite o site spalerta.sp.gov.br.
Para ocorrências envolvendo as redes de água e esgoto ou a coleta de lixo, entre em contato com a Coden Ambiental pelos telefones 0800 771-1195 ou (19) 99599-7766. Em caso de falta de energia ou ocorrências envolvendo a rede elétrica, é importante que a população entre em contato imediatamente com a CPFL no www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia” ou WhatsApp (19) 99908-8888, e não toque nos fios em hipótese alguma.
Deixe um comentário