Geral
Presidente do Fundo Social Rose Miranda, disse estar muito feliz com o resultado

Curso de costura de Nova Odessa tem ‘comprometimento total’ das alunas

Além da geração de renda, mulheres aprendem noções de costura básica às técnicas de costura para consertos

O curso de corte e costura (módulo básico) do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Nova Odessa, em parceria com a Escola de Moda do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), é sucesso absoluto e segue com comprometimento total das alunas.

As dez mulheres novaodessenses estão firmes nas aulas de qualificação profissional, que acontecem nas tardes de terça-feira, das 13h às 17h, desde o dia 05 de julho. Elas aprendem noções de costura básica às técnicas de costura para consertos, entre outras, visando a geração de renda. Ao todo, o curso prevê 60h de capacitação, com o término em outubro.

A presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, disse estar muito feliz com o resultado, e já antecipa que este é o primeiro de muitos que o órgão tem a oferecer.

“Para mim é motivo de muita satisfação e alegria ver o engajamento, a força de vontade e a determinação destas mulheres, que a cada aula mostram muito empenho em aprender uma nova profissão. Elas entenderam perfeitamente o intuito deste curso, cujo objetivo é ajudá-las a obter a independência financeira, e estão aproveitando cada segundo de aprendizado”, disse.

Para Rose, o Fundo Social oferece a ferramenta, mas o sucesso depende de cada uma. “A Escola de Moda é um projeto de qualificação profissional cuja finalidade é garantir aos moradores a oportunidade de se qualificarem para obter uma renda. O foco é atender as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Deixamos nossos agradecimentos à professora Beth Ramos, que está à frente dos trabalhos, ensinando o ofício às alunas”.

PRIMEIRO DIA

No primeiro dia de aula cada aluna recebeu das mãos da presidente voluntária do Fundo Social, Rose Miranda, um kit contendo camiseta, apostila de costureiro e mimo para cada uma das participantes.

A apostila traz uma linguagem acessível e metodologia adequada a adultos e jovens, já quem a intenção é melhorar a capacidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, ou seja, abrir horizontes e colaborar com quem está à procura de novas e melhores oportunidades.

As alunas, claro, estão empolgadas. “Achei que fosse encontrar somente senhorinhas aqui no curso, mas me surpreendi com uma turma bem nova, com mulheres novas. A costura é uma profissão que vem sendo renovada e essa é a nossa chance de aprender a costurar”, comentou Francisca Bezerra, de 47 anos, moradora no Jardim Santa Rosa, na ocasião da primeira aula. 

“Ganhei a máquina, não tenho noção alguma, mas tenho certeza de que vou sair daqui com mais essa capacitação, porque a Beth é excelente professora”, diz Tamires Fernanda de Almeida Pupo, que reside no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Aos 31 anos, ela já participou de outro curso – arte em feltro, Módulo Páscoa – também ofertado gratuitamente pelo Fundo Social.


Deixe um comentário