Geral
Resgate foi realizado com um tripé e corda para alçar o garoto para fora da broca

Criança é resgatada após cair em buraco de cinco metros em Nova Odessa

Garoto teve escoriações leves, foi avaliado ainda no local e levado para o Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa pela viatura de resgate da corporação militar, onde passou a noite internado em observação

Da Redação | Tribuna Liberal

Um menino de sete anos caiu em um buraco de aproximadamente cinco metros de profundidade no início da noite deste domingo (1º), em Nova Odessa. O garoto sofreu apenas escoriações leves e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O menino caiu em um buraco de uma obra particular enquanto brincava com outra criança no bairro Jardim dos Lagos II, na região oeste da cidade.

A Defesa Civil atuou no resgate em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Americana e Piracicaba. Ao todo, nove profissionais participaram da operação, que durou cerca de duas horas. Após o resgate, o menino recebeu atendimento médico ainda no local e foi levado ao Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa, onde passou por avaliação médica.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), agradeceu às equipes da Defesa Civil Municipal, da base local do Corpo de Bombeiros e dos bombeiros civis voluntários de Nova Odessa que atuaram no resgate do menino Samuel, que caiu em uma broca do alicerce de uma obra particular no Jardim dos Lagos 2, por volta das 18h do domingo (1º).

O menino teve escoriações leves, foi avaliado ainda no local e levado para o Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa pela viatura de resgate da corporação militar, onde passou a noite internado em observação e cuidados médicos. Segundo informações, a criança estaria brincando com outro amigo no terreno no momento da queda. Foi o colega que chamou o socorro.

Segundo a Defesa Civil, que voltou a vistoriar o local, o buraco tem aproximadamente quatro a cinco metros de profundidade, por cerca de 40 centímetros de largura. O resgate levou cerca de duas horas, utilizando um tripé e corda para alçar o garoto para fora da broca. A fiscalização da Secretaria Municipal de Obras iria vistoriar a obra nesta segunda-feira (2).

“Parabéns ao Corpo de Bombeiros Militares do Estado de São Paulo, também aos bombeiros (civis) voluntários, Defesa Civil Municipal e a toda a comunidade que, unida aqui no Jardim dos Lagos, ajudou a salvar esse garoto, com as bençãos de Deus. Vejam a importância de termos viabilizado (em 2023) a vinda do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar para nossa cidade: mais uma vida salva”, afirmou o prefeito Leitinho em vídeo gravado no local, ao final do salvamento.

Prefeito Leitinho esteve com o menino e os pais no Hospital Municipal de Nova Odessa 

Segundo o sargento Whander Cardoso, atuaram no resgate nove bombeiros militares e quatro viaturas da base da avenida São Gonçalo. As equipes, primeiramente, estabilizaram o solo do entorno com tábuas e caibros, devido ao receio de que as paredes da broca pudessem ceder, soterrando a criança – que estava consciente.

“A todo momento, os bombeiros conversavam com o menino, enquanto parte da equipe preparava o equipamento para a retirada. Com auxílio do próprio Samuel, os bombeiros conseguiram orientá-lo a fim de que prendesse uma fita tubular na região de seu punho, com a qual as equipes obtiveram êxito no socorro”, explicou o comandante.

“É até difícil encontrar palavras, porque a gente se sente impactado. Só podemos agradecer, ressaltar esse sentimento de gratidão a Deus, gratidão a todos os envolvidos no resultado positivo – enfim, gratidão pela vida do Samuel”, completou o sargento Whander.

“Queremos agradecer ao pessoal dos bombeiros militares, dos bombeiros civis voluntários e da nossa equipe da Defesa Civil pelo bom trabalho em conjunto e pela união demonstrada neste emocionante resgate. O prefeito Leitinho esteve com a gente o tempo todo, e foi muito importante pelo apoio e confiança no trabalho que isso representa”, afirmou o coordenador da Defesa Civil da Prefeitura, Vanderlei Wilians Vanag.

“Eu, minha esposa, meu filho e minha filha queremos agradecer muito a todos pela precisão do trabalho. Como pais, ficamos ali muito aflitos, cada minuto que passava era uma eternidade, mas sabemos que essa paciência e essa calma deles era essencial, que o trabalho não podia ter falhas – e eles foram precisos. Queremos agradecer pela vida de cada um, pelo prefeito também, que nos estendeu a mão e ficou com a gente até de madrugada à disposição. Que Deus recompense a cada um”, finalizou Aguinaldo dos Reis, pai de Samuel.

Deixe um comentário