Geral
Militar desceu via rapel, com uso de uma corda, e içou a mulher, já imobilizada, de dentro do poço

Corpo de Bombeiros resgata idosa de poço de oito metros em Nova Odessa

A vítima do incidente foi levada ao hospital de Paulínia com suspeita de fratura do fêmur, recebeu atendimento médico e passa bem, sem risco de morte

Da Redação | Tribuna Liberal

A equipe da base do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar em Nova Odessa resgatou, na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 9h30, uma idosa de 69 anos que havia caído em um poço nas Chácaras Recreio Represa, na região do Pós-Anhanguera. A vítima do incidente foi levada ao hospital de Paulínia, recebeu atendimento médico e passa bem, sem risco de morte.

Segundo o registro da ocorrência, por volta das 9h30, o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender uma ocorrência de queda em poço em uma chácara situada na rua Rio Atibaia. Quatro viaturas, com nove bombeiros treinados, atuaram no resgate – incluindo equipes da unidade dos Bombeiros de Sumaré.

Foi utilizada a técnica de resgate em altura conhecida como ‘tripé’, que utiliza um equipamento próprio para descer um militar via rapel, com uso de corda, e então içar a vítima já imobilizada de dentro do ambiente confinado. A idosa estava consciente no momento do resgate, alegou que havia batido a cabeça durante a queda e reclamava de dores na perna.

“Ocorrência de queda de pessoa de um nível ao outro. Chegando no local, as (equipes das) viaturas constataram a senhora M.D.F.D., de 69 anos, caída em um poço de aproximadamente oito metros de profundidade”, traz o registro. “Foi feito todo o procedimento de salvamento em altura e resgate para retirar a vítima consciente e com uma possível fratura no fêmur. Ela foi imobilizada e transportada ao Hospital Municipal de Paulínia pela viatura de resgate e deixada aos cuidados médicos”, completou a base dos Bombeiros de Nova Odessa.

Ainda segundo a corporação, operações de resgate como essa são especialmente delicadas em função do desconhecimento quanto ao nível de estabilidade das paredes do poço. “Em um cenário de alta instabilidade, o poço pode vir a colapsar e soterrar a vítima e o bombeiro”, destacou a corporação.

O CORPO DE BOMBEIROS

Inaugurado em julho de 2023, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado em Nova Odessa realizou, no seu primeiro ano de funcionamento, nada menos que 1.734 atendimentos – incluindo 146 combates a incêndios, 337 resgates diversos e 61 salvamentos. No total, foram 354 vítimas humanas salvas.

Viabilizado através de parceria negociada pela Prefeitura de Nova Odessa com o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Pública e do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, a unidade é mantida em parceria por Prefeitura e Estado. A unidade está instalada na Avenida São Gonçalo, 2.303, no Jardim Santa Rita 2, e atende a ocorrências em toda a cidade. A corporação atende 24h por dia aos chamados feitos via telefone 193.

Deixe um comentário