Geral
Etapa atual do projeto é de montagem de laje de fundo, que receberá concretagem a partir do dia 23

Construção de tanques da ETE Tijuco Preto avança em Sumaré, aponta BRK

Nesta semana, concessionária finalizou a concretagem das estacas do tanque principal e do tanque de amortecimento; obras de implantação dos interceptores seguem em paralelo

Da Redação | Tribuna Liberal

As obras da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Tijuco Preto, em Sumaré, avançam com a construção da estrutura que, em breve, dará forma aos tanques do sistema holandês Nereda, um dos mais eficientes de todo o mundo. Nesta semana, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, finalizou a concretagem das estacas do tanque principal e do tanque de amortecimento. Em paralelo, seguem as obras de implantação dos interceptores.

A movimentação de trabalhadores e máquinas na área que abrigará a nova ETE, localizada no Parque Pavan, na região do Matão, se intensificou desde o início das obras que, agora, ganham forma. A etapa atual do projeto é de montagem de laje de fundo e arranque de paredes do tanque principal que será responsável pela maior parte do tratamento dos efluentes. A partir do dia 23 será iniciada a concretagem da laje de fundo do Nereda 2.

O novo sistema de tratamento de esgoto que está sendo construído vai beneficiar diretamente 93 mil moradores de 54 bairros das regiões da Área Cura, Matão e parte de Nova Veneza. A nova ETE Tijuco Preto terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo e tem previsão de ser concluída em 2026.

“O projeto vem avançando dentro do planejamento realizado pela concessionária e sem intercorrências até esse momento. Isso é positivo porque permite o cumprimento das metas que estabelecemos para essa obra que, sem dúvida, é de grande importância para o saneamento de Sumaré”, analisa Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.

IMPLANTAÇÃO DE INTECEPTORES CONTINUA

Ao mesmo tempo que as obras da nova ETE ganham forma, a implantação dos interceptores de esgoto também avança. As tubulações de grandes dimensões serão responsáveis por captar o esgoto das redes coletoras e conduzir os efluentes até a nova ETE para o devido tratamento e posterior devolução ao meio ambiente dentro dos padrões de qualidade exigidos pela legislação.

Atualmente, a frente de trabalho está mobilizada na Rua Onze, no Jardim Fantinatti, e deve seguir no trecho até o final deste mês. Ao todo, já foram implantados 2.306 metros lineares de tubulação de um total de aproximadamente 2.900 metros. O montante concluído corresponde a 80% do total da fase 1 de implantação dessas tubulações.

SAIBA MAIS EM “SUMARÉ POR UM NOVO AMANHÔ

É possível acompanhar o avanço das obras do sistema de esgotamento sanitário do Tijuco Preto nas redes sociais da BRK e no site “Sumaré Por Um Novo Amanhã” sumareporumnovoamanha.com.br.

A página foi desenvolvida para divulgar as ações de melhoria do saneamento no município e reúne as informações das principais ações da companhia na cidade.

 

Deixe um comentário