Consimares debate agenda ESG e economia circular em seminário
Superintendente do consórcio regional, Mimo Ravagnani,
integra grupo de renomados palestrantes para envolver empresas regionais em
pautas de boas práticas ambientais
Beth Soares | Tribuna Liberal
O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) participa do 6º Seminário de Meio Ambiente promovido pela Prefeitura de Hortolândia com o tema “ESG Contribuindo no Desenvolvimento da Cidade Inteligente e Sustentável”. A palestra do Consórcio será realizada pelo superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, engenheiro agrônomo especializado em gestão integrada de resíduos, que abordará o assunto “A agenda ESG no fomento da economia circular”. O evento será das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores, localizada na rua Joseph Paul Julien Burlandy, nº 250, Parque Gabriel.
Mimo Ravagnani integrará o grupo de renomados palestrantes convidados para tratar de tópicos importantes para sensibilizar e envolver as empresas da região na pauta ESG, cujo conceito está relacionado às boas práticas e políticas que o setor privado pode adotar para produzir com sustentabilidade.
Durante a explanação, o superintendente apresentará as ações do Recicla Junto Consimares, um programa ambiental criado pelo Consórcio que tem como foco a ampliação da coleta seletiva de resíduos nos municípios por meio da parceria com cooperativas de reciclagem.
Para conseguir a expansão e o fortalecimento da cadeia da reciclagem, elevando os índices de recuperação das embalagens pós-consumo, com inclusão social e produtiva, o Consórcio conta com a cooperação técnica da Ambipar Viraser, líder nacional em soluções ambientais e autogestão de cooperativas.
“A escolha do tema ESG pela Secretaria de Meio Ambiente de Hortolândia coloca em pauta um assunto bastante atual e necessário para a gestão eficiente de resíduos, afinal deve ir para o aterro somente aquilo que não tem solução de reaproveitamento. O projeto de criação de um território circular é uma oportunidade para as empresas avançarem nas ações de logística reversa, dando um destino correto aos resíduos que produzem, com inclusão social. É um desafio coletivo: poder público, setor privado e sociedade em geral”, afirma Mimo Ravagnani.
O seminário também tratará de temas como “O papel do poder público na Agência ESG”, com destaque para a experiência do município de Piracicaba; “A implementação de práticas ESG” com o case de sucesso da empresa Dow; e “Sustentabilidade empresarial: desafios e oportunidades” com o professor Cândido Ferreira Filho, da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
De acordo com os organizadores do seminário em Hortolândia, o evento é destinado a empresas, conselhos afins ao tema, estudantes e secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Campinas. A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Hortolândia (www.hortolandia.sp.gov.br).
O Consimares é composto por sete municípios (Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) com população estimada em 1 milhão de habitantes. O território produz cerca de 700 toneladas de resíduos por dia.
Deixe um comentário