Geral
Grupo de empresas avança em licitação que dá andamento a Programa de Eficiência Energética

Consórcio Hortolândia II é habilitado a fornecer sistema de energia solar

Municipalidade abriu concorrência pública para contratação de empresa especializada no fornecimento e instalação de energia fotovoltaica

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O Consórcio Hortolândia Solar II, composto pelas empresas Engeluz Iluminação e Eletricidade Ltda e Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda, teve sua documentação aprovada e foi considerado habilitado pela Prefeitura de Hortolândia na concorrência pública para a contratação de empresa especializada no fornecimento e instalação de sistema de geração de energia fotovoltaica. Tal sistema será instalado no Centro de Eventos próximo ao reservatório JAC 1, incluindo o fornecimento de materiais, equipamentos e mão de obra, conforme as especificações detalhadas no memorial descritivo da obra.

Após a análise das propostas e documentos apresentados pelas empresas participantes, foi constatada a inabilitação de todas as empresas que concorreram inicialmente. Em conformidade com a legislação federal foi concedido um prazo adicional de oito dias úteis para que as empresas inabilitadas apresentassem nova documentação.

Decorrido o prazo estipulado, a empresa Eficaz - Indústria Comércio e Serviços Ltda não apresentou a documentação necessária, permanecendo, portanto, inabilitada no certame. Por outro lado, o Consórcio Hortolândia Solar II, composto pelas empresas Engeluz Iluminação e Eletricidade Ltda e Brasiluz Eletrificação e Eletrônica Ltda, teve sua documentação aprovada de acordo com o edital, sendo assim, considerado habilitado.

Foi aberto o prazo de cinco dias úteis para a interposição de recursos. Caso não haja interposição de recurso, a abertura do envelope com a proposta comercial da empresa habilitada (Consórcio Hortolândia Solar II) está agendada para o dia 19 de janeiro, às 09h.

Em dezembro, a Prefeitura informou a instalação de usinas fotovoltaicas em prédios públicos, como nas EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, Jardim Boa Esperança José Roque de Moura e Professora Maria Célia Cabral do Amaral. A colocação das placas solares integra o Programa de Eficiência Energética, lançado pela Prefeitura. O lançamento contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O programa é uma iniciativa pioneira da Prefeitura e servirá de referência para o Governo Federal, que também pretende implantá-lo no país. Uma das primeiras ações já concluídas pelo programa foi a implantação de iluminação em LED na cidade, controlado por um sistema inteligente de telegestão.

Outra ação do programa que já está em andamento é a instalação de 21 usinas fotovoltaicas que vão gerar uma economia de R$ 4 milhões à Hortolândia. Com a implantação do programa e das usinas, a meta da Prefeitura é tornar o município referência nacional no uso de energia limpa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, as 21 usinas serão instaladas em escolas, unidades de saúde, ginásios, dentre outros prédios públicos. A energia gerada pelas usinas equivalerá a 80% do consumo dos 199 prédios públicos do município. Já estão em funcionamento as usinas no novo Paço Municipal, no Hospital Municipal Mario Covas e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia.

Também está prevista a instalação de placas solares no prédio da Secretaria de Serviços Urbanos. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, até este mês deverão ser implantadas usinas fotovoltaicas em mais três escolas municipais, duas unidades de saúde e dois ginásios esportivos. Já para maio de 2024 está prevista a instalação de uma usina no Centro de Eventos, a ser construído embaixo da Ponte da Esperança (Ponte Estaiada).

O Programa de Eficiência Energética de Hortolândia também prevê mais ações. Uma delas é a elaboração de um estudo e um projeto de modernização dos prédios públicos por meio da troca de equipamentos de iluminação e climatização que utilizem menos energia.

Deixe um comentário