Complexo viário de R$ 80 milhões vai ligar Vila Real ao Novo Ângulo
HORTOLÂNDIA 31 ANOS
Com quase 200 mil veículos em circulação pela cidade, por dia, município investe pesado em novas ruas, avenidas, pontes e viadutos para interligar bairros e facilitar o deslocamento
Três décadas atrás, o trânsito de Hortolândia era tranquilo
pela característica de cidade dormitório, a maioria das pessoas se descolocava
de ônibus, a pé ou de bicicleta e ter o próprio carro era artigo de luxo. Hoje,
o cenário é outro. Atualmente, quase 200 mil veículos circulam por dia no
município, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana. Para ampliar a estrutura
viária e facilitar o ir e vir de carros e pedestres, a Prefeitura investe R$ 80
milhões no novo complexo viário que ligará a Vila Real à região do Jd. Novo
Ângulo, cuja pista principal passará embaixo da Ponte Estaiada. A previsão da
Administração é concluir as obras até o final deste ano.
Apelidado de Superviário, o pacote de obras tem cinco quilômetros de extensão e inclui no trajeto abertura de novas ruas, avenidas, pontes, viadutos, duplicação de vias, ciclovias, canalização de córregos e até parques ambientais às margens do Ribeirão Jacuba e seus afluentes. O trabalho, iniciado em junho do ano passado, é realizado em várias frentes, segundo a Secretaria de Obras. As intervenções acontecem em pelo menos oito bairros (Vila Real, Carmem Cristina, Nova Hortolândia, Jd. São Jorge, Jardim Minda, Novo Ângulo, Centro e Parque dos Pinheiros).
Quem passa sobre a Ponte Estaiada, já pode observar abaixo da estrutura a pista asfaltada do novo complexo viário. O principal eixo do Superviário segue desde a avenida Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real) até a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário, informa a Prefeitura, terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho que terá iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, em via dupla com canteiro central.
Paralelas a esta nova avenida, as ruas de acesso aos bairros são abertas, como a construída a partir do Jd. São Jorge e Jd. Nova Hortolândia. Já no Jd. Carmem Cristina, o trajeto prossegue sentido Ponte Estaiada por meio de travessia em construção na rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia), descreve a Prefeitura.
O complexo viário terá, ainda, a duplicação do trecho da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.
De acordo com o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto, com as obras do Superviário a Prefeitura espera melhorar a circulação entre os bairros, com fluidez de trânsito, menos tempo no percurso e mais segurança. “A interligação das vias e das ciclovias junto com os parques deste sistema contribuirão para uma melhor integração urbana entre veículos e pedestres”, completa Sarto.
O novo complexo viário é construído com recursos financiados pelo Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O empréstimo foi contratado pela Prefeitura, em 2018, para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana com o objetivo de retomar o desenvolvimento econômico, urbano e social da cidade.
“Diminuir distâncias, interligar a cidade com grandes avenidas e com pistas de caminhada e ciclovia. Essa é a Hortolândia do futuro que estamos construindo em benefício das próximas gerações”, observa o prefeito Zezé Gomes (PL).
Trajeto terá parques ambientais para proteger córregos e garantir lazer
Nem só de pistas e pontes é feito o Superviário. O projeto prevê a implantação de dois parques ambientais às margens dos córregos que passam pelo trajeto. De acordo com a Secretaria de Obras, um deles está em construção na região central, às margens da rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. A área ecológica prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo.
A secretaria informou que o parque ambiental seguirá o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e áreas de convívio em todo o trecho.
Outro espaço de convivência e lazer será implantado na área lateral ao reservatório de contenção de enchentes, localizado embaixo da Ponte Estaiada, que receberá equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre os afluentes do Ribeirão Jacuba.
Segundo a Prefeitura, o complexo ambiental terá pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea.
Município aguarda a construção de três novos viadutos para desafogar o trânsito
As obras do viaduto sobre a linha férrea que ligará a Avenida São Francisco de Assis (Vila Real) a Avenida Santana (Jd. Amanda), na região central da cidade, devem começar até janeiro de 2023, conforme divulgado pelo prefeito Zezé Gomes após reunião com representantes da Concessionária Rumo, no último dia 16 de março.
Nesta semana, a Prefeitura informou, por meio da assessoria de imprensa, que o projeto do viaduto está aprovado pelo município e tramita junto ao governo federal para sua validação e desembaraço de questões administrativas para autorizar a construção.
Já o viaduto que ligará o Jd. Nova Europa ao Jd. Bandeirantes, em Sumaré, será construído pelo DER. Segundo a Prefeitura, o órgão realiza licitação para contratar a empresa que fará a revisão dos projetos para, depois, executar a obra. A estrutura, orçada em R$ 41,9 milhões, será construída com apoio das prefeituras de Hortolândia e Sumaré. Além de criar mais uma via de ligação entre as cidades, a obra aproximará Hortolândia do eixo rodoviário Anhanguera-Dom Pedro I. A transposição sobre a linha férrea terá 730 metros de extensão.
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