Comissão de Igualdade Racial da OAB Sumaré promove roda de conversa sobre preconceito
Presidente Paulo Roberto da Silva destacou em seu discurso a
necessidade de promover o debate racial e a importância da representatividade
negra, inclusive em espaços de poder
A 131ª Subseção de Sumaré da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Seccional de São Paulo, promoveu o primeiro evento da Comissão de Igualdade Racial. A Roda de Conversa sobre o tema: E depois do 13 de maio? Racismo e Representatividade foi realizada na noite da última quarta-feira (18).
O objetivo do encontro foi promover um debate sobre o apagamento histórico da luta contra a escravização dos negros; as consequências da ausência de políticas públicas reparadoras após a abolição da escravatura aos libertos; os desdobramentos que contribuíram para a desigualdade racial e as mais variadas formas de discriminações, além da importância da representatividade negra.
O evento foi realizado no auditório da Subseção na sede da OAB Sumaré, tendo como convidados os palestrantes a atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Maria Cristina Lopes dos Santos de Oliveira; a psicóloga social e clínica Cristiane Maria da Silva, e o professor, empresário, diretor adjunto da Acias (Associação Comercial e Industrial de Sumaré) e fundador da Nexxt Treinamentos Rafael Augusto.
PROBLEMÁTICAS
Os palestrantes destacaram as problemáticas vivenciadas ainda hoje pela população negra nos mais diversos setores sociais, sobretudo nas dificuldades no mercado de trabalho, no acesso na educação e em espaços de poder.
O presidente da Subseção de Sumaré e também palestrante da noite, Paulo Roberto da Silva, destacou em seu discurso a necessidade de promover o debate racial, a importância da representatividade negra, inclusive em espaços de poder e a ascensão social do povo negro. Ainda compartilhou com os presentes um pouco da sua história de vida, fazendo com que a noite terminasse ainda mais inspiradora para todos os presentes.
O evento, que contou com a participação de advogados, advogadas e da comunidade sumareense, foi organizado pela Comissão de Igualdade Racial da 131ª Subseção, composta pelas advogados Laís Carvalho (presidente da comissão), Leticia Leoni (vice-presidente), Eliana Aparecida Bicudo (2ª vice presidente), Tamyres Cassimiro (secretária) e Naiara Dias (2ª secretária).
Deixe um comentário