Comerciantes da Vila Real reclamam de insegurança
Paulo Medina | Tribuna Liberal
O bairro Vila Real, em Hortolândia, se encontra em uma “crise de segurança”, mobilizando moradores e comerciantes em busca de soluções. O epicentro do problema reside na área destinada à construção de um viaduto.
O abandono de casas e estabelecimentos comerciais previstos para a construção do viaduto criou um ambiente propício para ocupações ilegais, segundo moradores. Pessoas em situação de rua, em busca de abrigo, invadiram essas estruturas desocupadas, dando origem a uma série de problemas que incluem consumo de drogas e prática de furtos, gerando uma onda de insegurança na região.
“A falta de uma ação social efetiva tem agravado a situação, deixando moradores e comerciantes à mercê de uma realidade insustentável. Relatos de furtos, atos de vandalismo e a presença constante de usuários de drogas transformaram o local em um lugar de medo”, segundo os comerciantes Altair José Romanin e Hélio Bispo.
Diante desse cenário, um grupo representativo da comunidade se mobilizou, protocolando requerimentos e buscando reuniões com o Executivo e diversas secretarias do governo municipal. “Entretanto, até o momento, as promessas não se concretizaram, e a situação persiste. A ausência de uma resposta efetiva tem levado os moradores e comerciantes a questionar a situação”, cobraram.
OUTRO LADO
A Prefeitura de Hortolândia informou que, além da intensificação do patrulhamento da Guarda Municipal no lugar citado pela reportagem, principalmente no período noturno, ações conjuntas entre as secretarias de Segurança, Saúde e Desenvolvimento e Inclusão Social, realizam, nesta área e em toda a cidade, a abordagem social para destinar pessoas em situação de rua a abrigos e serviços sociais do município. Aos dependentes químicos, também há a possibilidade de encaminhamento para tratamento. Além disso, até maio, os 40 novos guardas municipais aprovados em concurso público estarão atuando, aumentando o efetivo da corporação.
“A Administração Municipal realiza uma série de ações voltadas diretamente à Segurança Pública como a troca de toda a iluminação pública por lâmpadas LED, aumentando a luminosidade, garantindo maior segurança para motoristas e pedestres. Instalação das câmeras de monitoramento inteligente, novos portais e, em breve, construção de mais um novo portal no Corredor Metropolitano, região do Parque Peron. Também foi realizada a renovação da frota de viaturas e aquisição de novos armamentos de grosso calibre e criação do canil da Guarda Municipal”, diz.
Deixe um comentário