Geral

Coden reforma Reservatório Castelo e inicia manobras para garantir fornecimento de água

Redirecionamento é temporário e deve ser adotado por 2 meses; mais antigo reservatório de Nova Odessa, no Jd. Bela Vista, receberá primeira reforma estrutural em mais de 50 anos

Na segunda quinzena de maio, a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, iniciou as operações para levar aos bairros abastecidos pelo Reservatório Castelo a água armazenada em outros reservatórios do município. A “manobra” é temporária e deve ser adotada por aproximadamente 2 meses, durante os reparos neste que é o mais antigo reservatório da cidade e que passa por sua primeira reforma estrutural em mais de 50 anos.

Localizado na sede da Coden, no Jardim Bela Vista, o Castelo é um reservatório do tipo elevado, em concreto e com capacidade de 400 metros cúbicos (400 mil litros). Sua reforma começou em 14 de janeiro, com reparos nos pilares e vigas de sustentação. A obra já está entrando na segunda etapa, com a manutenção da parte interna e nova impermeabilização.

“Planejamos realizar os reparos no tanque a partir de junho, quando o consumo de água é menor devido ao frio. Dessa forma, poderemos desativá-lo e manter o abastecimento por meio de outros reservatórios. Assim que a reforma for concluída, o sistema de distribuição voltará ao curso normal”, explicou o diretor Técnico da Coden, Rean Gustavo Sobrinho.

Nesta semana, a equipe da Coden já fez as religações para que a ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, que recebia a água do Castelo para a lavagem dos filtros, passe a receber a água do sistema de Reservatórios do Klavin. O próximo passo será o redirecionamento do abastecimento para os bairros atendidos pelo reservatório em reforma.

Assim, o Parque Residencial Francisco Lopes Iglesias, o Green Village e partes do Jardim Santa Rosa e do Jardim Bela Vista receberão água do reservatório de 5 milhões de litros, também localizado na sede da Coden. Já o Jardim Maria Helena será servido diretamente pelos reservatórios que compõem o Sistema do Klavin.

PRESSÃO MENOR

O diretor Técnico da Coden alerta os moradores sobre possíveis alterações na pressão da água. “O Castelo é do tipo elevado e, por ser mais alto do que o reservatório de 5 milhões de litros, oferece uma pressão maior. Se os moradores perceberem uma redução na pressão, orientamos que nos informem pelo 0800 771-1195, para que possamos verificar e monitorar o caso”, orientou.

A reforma do Reservatório Castelo está estimada em aproximadamente R$ 900 mil, que estão sendo custeados com recursos de contrapartida do loteamento Jardim Vitória. Considerando todo o complexo de armazenamento de água tratada, Nova Odessa conta com 11 reservatórios e uma capacidade total de 12.050 metros cúbicos. Com a futura instalação de mais um reservatório de 700 metros cúbicos no bairro Las Palmas, a capacidade de armazenamento do município se elevará para 12.750 metros cúbicos.

 

Deixe um comentário