Geral
Índice de visitas monitoradas à Coden é o mais alto registrado após a retomada do programa

Coden recebe mais de 200 alunos para visitação monitorada em setembro

As visitações na empresa estão abertas para alunos das instituições municipais, estaduais e particulares, a partir do quinto ano do Ensino Fundamental

Da Redação | Tribuna Liberal

Neste mês de setembro, a Coden Ambiental S/A, empresa municipal responsável pelos serviços de saneamento básico de Nova Odessa, recebeu mais de 200 alunos das escolas da rede Municipal de ensino para visitações monitoradas à ETA (Estação de Tratamento de Água) 1 – Jardim Bela Vista e à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.

De acordo com a responsável pela área de educação ambiental da Coden, Caroline Mayara Pessoa, esse índice é o mais alto registrado após a retomada do programa, que havia sido suspenso durante a pandemia de covid-19. Participaram das visitas as Emebs (Escolas Municipais de Educação Básica) Prefeito Simão Welsh, Vereador Osvaldo Luiz da Silva, Professora Almerinda Delegá Delben e Professora Haldrey Michelle Bueno.

“Numa época de mudanças climáticas tão acentuadas, em que a seca e as queimadas estão fazendo parte do nosso dia a dia, é muito importante que o interesse pelos cuidados com a água esteja aumentando”, afirmou Caroline.

As visitações na Coden estão abertas para alunos das instituições municipais, estaduais e particulares, a partir do quinto ano do Ensino Fundamental. Podem ser feitas no período da manhã, das 8h às 11h, ou no período da tarde, das 13h às 15h, com duração de aproximadamente 40 minutos em cada unidade. A escola pode optar pela visita somente na ETA 1, ou somente na ETE Quilombo, ou em ambas.

Na chegada à ETA 1, os alunos são conscientizados sobre a importância de preservação da água por meio de um vídeo educativo com dicas de consumo racional deste recurso. Depois, eles fazem um passeio guiado na unidade e, acompanhados da equipe técnica do setor, conhecem todas as fases do tratamento, desde a chegada da água bruta, captada do sistema de represas que abastece a cidade, até a saída da água tratada para os reservatórios.

Em seguida, eles são levados para a ETE Quilombo, inaugurada em 2012 e considerada uma referência regional em saneamento básico. De tecnologia holandesa, os quatro reatores Biopaq Ubox da unidade permitem a ocorrência de duas fases de tratamento do esgoto – aeróbia e anaeróbia – no mesmo tanque. Um dos diferenciais deste processo é a eliminação do odor característico do lodo resultante do processo.

O agendamento pode ser feito pelo site www.coden.com.br, por meio de formulário disponível na aba Educação Ambiental. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (19) 3476-8500, ramal 8551.

A CODEN

Graças à inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 – Santo Ângelo e à construção da rede de distribuição da região do Pós-Anhanguera pela Coden, em 2023, hoje Nova Odessa atende a 100% da população com abastecimento de água de qualidade, beneficiando seus 62 mil habitantes por meio de uma rede de distribuição de 295 km. A cidade atingiu assim, na atual gestão, a universalização do abastecimento.

Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede de esgoto com mais de 279 quilômetros de extensão, e 100% do esgoto coletado é tratado na ETE Quilombo, inaugurada em 2012 e ampliada posteriormente e que utiliza tecnologia holandesa para o tratamento de até 130 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes – número superior à população de Nova Odessa, de aproximadamente 62 mil pessoas.

Dessa forma, a cidade tem contribuição praticamente zero para a poluição das bacias do Ribeirão Quilombo e do Rio Piracicaba.

Deixe um comentário