Geral
Apresentação da primeira fase do trabalho de mapeamento aconteceu na Câmara e reuniu autoridades

Coden apresenta 1ª fase do mapeamento das nascentes das microbacias Lopes e Recanto

Investimento é de cerca de R$ 100 mil na preservação dos ecossistemas locais e trabalho deve ser concluído em 4 meses; resultados já obtidos apontam 92 nascentes no município

Nesta terça-feira (27), a Coden Ambiental, empresa municipal e concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, apresentou no plenário da Câmara a primeira fase do trabalho de mapeamento das nascentes e cursos d’água dos sistemas Lopes e Recanto, as duas microbacias responsáveis pela maior parte do abastecimento de água do município.

O evento contou com a presença do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), do presidente da Câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB), dos vereadores Oseias Domingos Jorge (DEM), Levi Rodrigues Tosta (DEM), Sebastião Gomes dos Santos (PSDB), Sílvio Natal (Avante), Antonio Alves Teixeira (PSD) e Paulo Bichof (Podemos), do secretário municipal da Educação, José Jorge Teixeira, da secretária de Meio Ambiente, Daina Gutmanis, do representante do Consórcio PCJ, Eduardo Pamiguel Oliveira, do representante do IZ (Instituto de Zootecnia), João José Demarchi, além de diretores de escolas municipais.

O mapeamento das nascentes teve início no final de julho e vem sendo realizado por meio de avaliações de campo associadas ao uso de ferramentas de geoprocessamento, para a obtenção de um diagnóstico da cobertura florestal dessas áreas, o que vai oferecer subsídios para o planejamento de ações de proteção ambiental mais assertivas.

“Nova Odessa cresceu muito, ganhou vários loteamentos e condomínios, mas não podemos nos esquecer da segurança hídrica. Precisamos ficar atentos às nascentes que abastecem os sistemas Lopes e Recanto. Preservando as nascentes, estamos preservando também a fauna e a flora do entorno dessas bacias. A apresentação de hoje marca o início dos nossos esforços para que façamos esse trabalho. E não é só: estamos também iniciando as negociações para a construção da quarta represa no Recanto”, afirmou o prefeito Leitinho.

Para o presidente da Coden, Elsio Alvaro Boccaletto, esse tipo de iniciativa não deve ser apenas do governo, deve envolver também toda a sociedade. “Quando assumimos a gestão da Coden, recebemos do prefeito Leitinho a determinação de cuidar das nascentes. E, hoje, estamos plantando uma semente para que se institua uma política de conservação desse que é um dos maiores tesouros de Nova Odessa: as suas nascentes”, afirmou.

O presidente da Câmara apoiou a iniciativa. “Tudo o que se faz em relação à preservação do meio ambiente e à segurança hídrica do município é extremamente importante. Nova Odessa está na Região Metropolitana de Campinas e não temos como segurar o seu desenvolvimento, mas temos que promover um desenvolvimento com responsabilidade, que garanta também os recursos hídricos. Eu parabenizo os diretores da Coden e o prefeito Leitinho por este trabalho”, concluiu.

ENTENDA

O mapeamento das nascentes representa um investimento de aproximadamente R$ 100 mil na preservação dos ecossistemas locais e deve ser concluído em 4 meses. Além de apontar o estado de conservação da vegetação ribeirinha, o trabalho vai permitir avaliações dos tipos de cobertura do solo e estudos de biodiversidade nos remanescentes florestais, florísticos e da fauna.

De acordo com o engenheiro florestal Alexandre Augusto Spadoni Pereira, da empresa Formativa (contratada pela Coden para realizar o estudo), os resultados já obtidos mostram que o município tem 92 nascentes, sendo 9% delas na microbacia Recanto e 12% na microbacia Lopes. “Com relação à flora, já identificamos 66 espécies nativas, 9 exóticas e invasoras e 19 fanerógamas, aquelas que se reproduzem através de sementes”, informou.

No evento, a Coden também prestou uma homenagem ao senhor Sílvio de Campos, produtor rural de 88 anos, pelos cuidados dedicados à conservação de matas nativas e nascentes no Sítio Piraju, de sua propriedade, ação fundamental para o abastecimento da represa Lopes 2, que é importante fonte de captação de água do município. Na ocasião, ele foi representado pelos seus filhos Leonardo e Lucilena.

Deixe um comentário