Geral
Iniciativa colabora com diminuição dos índices de acidentes e fatalidades envolvendo a frota da empresa

Coca-Cola FEMSA capacita condutores em simulador na unidade de Sumaré

Mais de 100 motoristas que atuam no Centro de Distribuição e cidades vizinhas foram treinados com tecnologia de direção de última geração; capacitação já apresenta resultados e melhora dirigibilidade diária

Da Redação | Tribuna Liberal

Motoristas que prestam serviços de frete no Centro de Distribuição (CD) da Coca-Cola FEMSA Brasil em Sumaré participaram do Programa de Capacitação de Condutores desenvolvido pela companhia em todas as unidades de sua operação. Realizado em um simulador de direção de última geração, o treinamento também envolveu motoristas que atuam nas unidades da companhia em Cordeirópolis, Mogi-Mirim e Piracicaba, totalizando mais de uma centena de condutores de transportadoras terceirizadas que atendem a empresa.

A Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante do Sistema Coca-Cola com maior volume de vendas no país, foi pioneira no Brasil a investir na tecnologia de simuladores para treinar e ampliar a capacidade técnica de motoristas profissionais que integram a sua malha de distribuição.

De acordo com Elizeu de Jesus Junior, gerente de Modelos de Segurança e Segurança Viária da Coca-Cola FEMSA Brasil, a iniciativa vem contribuindo para a redução significativa de taxas de colisões e fatalidades com a frota nos sete estados onde a empresa atua. Ao todo, mais de 3,5 mil motoristas próprios e de transportadoras parceiras já realizaram a capacitação.

“Capacitar os condutores por meio de informações atualizadas referentes à condução segura do veículo, o que envolve conhecer as características da carga transportada, bem como sobre suas responsabilidades como motorista profissional, faz toda a diferença na dirigibilidade diária do condutor”, afirma Elizeu.

SUTUAÇÕES REAIS

Instalado em uma carreta itinerante de 25 metros quadrados, o simulador reproduz a cabine de veículos de carga, com painel de instrumentos e comandos reais. A plataforma permite a movimentação do cockpit, proporcionando ao motorista sensações de aceleração, frenagem, inclinações em curvas ou em casos de tombamento de carga, e vibrações como em estouro de pneu ou tráfego em vias esburacadas.

Telas de vídeo reproduzem situações enfrentadas pelo condutor no trânsito, como chuva, granizo, neblina, direção noturna, ou ainda a travessia inesperada de pedestres, ciclistas e animais em frente ao veículo nas vias, entre outras ocorrências.

O simulador possui os parâmetros do Código de Trânsito Brasileiro e permite treinar o condutor para que saiba como reagir corretamente em situações adversas, explica Liliane Monteiro, instrutora do programa de Segurança Viária da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Por meio de telemetria, o equipamento identifica infrações de trânsito e erros de condução. Ao final da simulação é emitido um relatório com os dados computados durante a prática. A avaliação serve para identificar o perfil de risco, e também as habilidades e competências do condutor. Além da atividade no simulador, o curso de direção segura inclui ainda aulas teóricas, em uma carga horária total de oito horas.

APRENDIZADO E PREPARO

Tanto motoristas veteranos quanto os mais novos de profissão, entre aqueles treinados no CD de Sumaré, apontam os benefícios da capacitação em um equipamento que permite um alto nível de experiência de imersão e de simulação da realidade.

“O nosso dia a dia no trânsito envolve fatores de risco que o simulador ajuda a antecipar e a instruir sobre como agir. Então, quanto mais se aprende, mais preparado se está para lidar com um problema que possa ocorrer lá fora. Essa é uma contribuição muito útil”, afirma Lindomar Isaias, motorista profissional há dez anos.

“Vivenciei situações que ainda não haviam ocorrido comigo no trânsito. Isso me deixou mais atento e seguro, pois aprendi como posso reagir. Foi uma experiência bastante enriquecedora. Gostei muito”, disse Eugênio de Souza Pimentel, promovido a motorista há oito meses, após trabalhar por um período como ajudante na transportadora.

Depois de Sumaré, o simulador seguirá treinando condutores de mais nove unidades operacionais da Coca-Cola FEMSA Brasil em São Paulo. Outros dois equipamentos semelhantes realizam a capacitação nos demais territórios atendidos pela companhia. A cada ano, o programa é atualizado para manter os treinamentos alinhados com as necessidades da malha de distribuição. Um bom exemplo é a simulação voltada para a condução de veículos elétricos, que estão cada vez mais presentes entre os caminhões utilizados pela frota da própria empresa.


Deixe um comentário