Coca-Cola FEMSA Brasil forma primeira turma de operadoras de empilhadeira em Sumaré
Dez mulheres moradoras da cidade participaram do curso
gratuito de capacitação profissional, promovido pela área de Recursos Humanos
em parceria com a Escola de Supply Chain e com a área de Diversidade, Equidade e
Inclusão da empresa
O Centro de Distribuição (CD) em Sumaré da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, formou em setembro a sua primeira turma da Escola de Operadoras de Empilhadeiras.
Dez mulheres moradoras da cidade participaram do curso gratuito de capacitação profissional, promovido pela área de Recursos Humanos em parceria com a Escola de Supply Chain e com a área de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa com o propósito de ampliar a geração de oportunidades de colocação no mercado de trabalho para o público feminino.
Em um centro de logística como o CD de Sumaré, que funciona de forma praticamente ininterrupta, as empilhadeiras são fundamentais para a locomoção de produtos. O operador do equipamento é responsável por toda a movimentação interna de mercadorias no armazém e, portanto, não só precisa ter domínio sobre a máquina, como deve ter também senso de organização, agilidade e atenção para desempenhar seu trabalho dentro de normas rígidas de segurança.
Essas particularidades da função foram transmitidas às alunas por meio de aula teórica e prática. Elas passaram uma tarde inteira no pátio de manobras do CD em uma prova de percurso e simulação de movimentação de carga, onde foram avaliadas quanto ao desempenho na dirigibilidade e na operação das funcionalidades da empilhadeira.
“Observamos sobretudo o controle delas sobre o equipamento. Ao contrário do que muitos pensam, não basta sentar e dirigir”, explica João Filho da Silva Nascimento, coordenador de treinamento da Escola de Supply Chain da Coca-Cola FEMSA Brasil, área voltada à qualificação e desenvolvimento de colaboradores em toda a cadeia de atividades da companhia.
GARRA
O que mais chamou a atenção dele no grupo, entretanto, foi a garra das participantes. “Eu vi muita vontade e disposição em todas elas de aprender e dar o melhor de cada uma na avaliação e conseguir se qualificar”, destaca João. “É muito gratificante constatar isso e fazer parte de uma iniciativa da empresa que busca despertar nas mulheres o interesse por uma profissão que ainda é majoritariamente masculina e oferecer uma formação para ajudá-las a encontrar um novo espaço no mercado”.
Todas receberam certificado de habilitação e tiveram seus currículos cadastrados para participar de processos de seleção no CD da Coca-Cola FEMSA Brasil, que já trabalha com mulheres na operação de empilhadeiras. Poderão também concorrer a vagas em empresas do setor. O operador de empilhadeira pode trabalhar em áreas como construção civil e varejo, além da logística, entre outros segmentos da indústria e do comércio.
“Uma empresa como a nossa tem muitos conhecimentos para compartilhar e também estamos comprometidos com a promoção da igualdade de gênero. Os cursos de capacitação para o público feminino, como o de operadora de empilhadeira e também de conferente e promotora, realizados anteriormente, são uma oportunidade para mulheres que buscam recolocação no mercado de trabalho ou desejam aprender uma nova função”, afirma Simone Maia, gerente de Recursos Humanos do CD de Sumaré.
DESAFIOS
A primeira vez que Jessianne Sarmento viu uma mulher operando uma empilhadeira foi no atacadão onde fazia compras. E ficou encantada com aquele exemplo de empoderamento feminino. Até então, achava que somente homens conseguiam operar um equipamento daquele porte. Ela recordou-se desse momento quando decidiu se inscrever no curso oferecido pela unidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“Jamais havia passado pela minha cabeça fazer aquilo um dia. Mas aí pensei: se aquela mulher conseguiu, eu também conseguirei. Eu sou desafiadora e gosto de fazer o que parece ser impossível”, conta.
Casada e com dois filhos, Jessianne foi uma das alunas da Escola de Operadoras de Empilhadeiras. Ela observa que as mulheres estão hoje determinadas a lutar pelo espaço delas em todos os campos de atividades e se sentem fortalecidas nesse objetivo quando uma empresa proporciona oportunidades para mostrar tudo aquilo que são capazes de realizar.
“Não podemos nos deixar influenciar por conceitos do passado. Se antes a mulher não podia fazer isso ou fazer aquilo, hoje o lugar dela é onde ela quiser”, salienta.
Assim como ela, duas outras colegas de turma também reconheceram a iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil como uma importante ação para quebrar um paradigma na atividade.
Thais Alves Paulino Marques tem marido e dois filhos. Está no primeiro semestre de um curso superior em Logística e pretendia aprender a operar empilhadeira como uma complementação para a sua formação na faculdade. Mas a vontade sempre esbarrava no preço dos cursos disponíveis no mercado. Por isso, não hesitou quando soube do curso gratuito e com certificado oferecido pelo CD da Coca-Cola FEMSA Brasil. “A Logística é uma área em que percebo um crescimento da presença feminina”, observa.
Jaíne Rufato lembra que a princípio considerou uma fake news de rede social a informação sobre um curso gratuito, com certificado e oferecido por uma multinacional em Sumaré. “A oportunidade era tão boa que só acreditei depois de confirmar no site da empresa”, relata.
Com marido e mãe de dois filhos pequenos, ela conta que o desejo de conseguir uma oportunidade de trabalho a fez encarar algo que jamais pensara em fazer: aprender a operar uma empilhadeira. “Não pensei duas vezes e fiz a minha inscrição”, diz.
Para ela, o curso mostrou que é possível quebrar barreiras e o fato de o contingente feminino ainda ser pequeno nesse tipo de atividade pode abrir portas para ela e para as colegas. “É muito bacana o que a empresa está fazendo por nós mulheres”.
Empresa tem sido reconhecida pelas práticas de incentivo ao talento feminino
A Coca-Cola FEMSA é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 131 marcas a mais de 266 milhões de consumidores todos os dias. Com mais de 80 mil colaboradores, a Companhia comercializa e vende aproximadamente 3,5 mil milhões de caixas-unidade por meio de quase 2 milhões de pontos de venda por ano.
Operando 49 unidades de manufatura e 260 centros de distribuição, suas atividades abrangem territórios no México, no Brasil, na Guatemala, na Colômbia e na Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, na Nicarágua, no Panamá, no Uruguai e na Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela.
No âmbito da sua responsabilidade internacional de contribuir positivamente para o desenvolvimento do talento e da liderança das mulheres, a Coca-Cola FEMSA é signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas, com isso reafirmando o seu compromisso com a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, bem como em todos os ambientes e comunidades onde atua.
Nos últimos três anos, a companhia tem sido reconhecida como uma das empresas listadas no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero (GEI – Gender-Equality Index) por suas práticas e políticas a favor da igualdade de gênero.
Deixe um comentário