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Atendimento foi feito por meio de uma van equipada, que ficou estacionada no Shopping Hortolândia

Cobranças indevidas estão entre as principais reclamações dos consumidores em Hortolândia

Projeto ‘Procon Móvel’, com apoio da Prefeitura, deu orientações e ofereceu serviços à população; Hortolândia foi uma das 25 cidades paulistas escolhidas pela fundação para receber a ação

Da Redação | Tribuna Liberal

Cobranças indevidas por instituições financeiras estão entre as principais reclamações apresentadas pelos consumidores de Hortolândia. Foi isso que motivou a moradora Sueli Lima a procurar o projeto “Procon Móvel”, na manhã desta quinta-feira (14). A ação foi realizada pela Fundação Procon, órgão do governo do Estado, com o apoio da Prefeitura.

A vinda do projeto foi para marcar a Semana do Consumidor, em que foram comemoradas duas datas: o Dia Internacional do Consumidor (15) e o início do Código de Defesa do Consumidor, que entrou em vigor no Brasil no dia 11/03 de 1991. Hortolândia foi uma das 25 cidades paulistas escolhidas pela fundação para receber o projeto.

Durante a ação, agentes da fundação deram orientações para a população sobre legislação e outros temas referentes a consumo. O atendimento foi feito por meio de uma van equipada, que ficou estacionada na entrada do Shopping Hortolândia, na região central. A ação teve ainda suporte da equipe do Procon Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura. A população pôde também realizar uma série de serviços gratuitos, tais como entrada do Seguro-Desemprego, solicitação, emissão de 2ª via e agendamento de documentos variados e elaboração de currículo.

Sueli Lima buscou informações sobre cobrança indevida feita por uma operadora do cartão de crédito. A moradora destacou o bom atendimento que recebeu dos agentes. “Achei boa essa ação. Facilita muito para a gente. Por causa da correria do dia a dia, às vezes não dá tempo de ir lá no Procon no HORTOFÁCIL”, elogiou a moradora.

De acordo com a diretora do Procon Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, outras reclamações que estão entre as mais apresentadas pelos consumidores são sobre garantias referentes à compra de veículo usado, crédito consignado para aposentados e pensionistas, cobranças indevidas feitas também para aposentados e pensionistas, e problemas relacionados à acesso de internet.

Em paralelo à ação, equipes de fiscais da Fundação Procon e do Procon Hortolândia realizaram um trabalho de orientação com estabelecimentos comerciais nas proximidades do Shopping Hortolândia. “Demos orientações sobre prazo de validade, preço e outros variados, conforme o ramo de atuação de cada lojista”, explicou o especialista em proteção e defesa do consumidor da Fundação Procon, Valter Martins.

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