Cidades da região têm 42 motoristas com mais de 100 anos, revela Detran
Sumaré possui, sozinha, quase a metade dos motoristas
centenários da região, com habilitação apta para dirigir; engenheiro aponta
para a segurança
Paulo Medina | Tribuna Liberal
As ruas da região podem ser surpreendidas com um dado curioso. Um levantamento do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) trouxe à tona uma estatística que desafia até mesmo a expectativa de vida. Segundo o Detran, as cidades de Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia possuem 42 motoristas com mais de 100 anos de idade regularmente habilitados.
Segundo os dados, Sumaré se destaca na região, liderando o ranking com 18 motoristas que ultrapassaram a marca dos 100 anos. Esses “condutores experientes” continuam a desafiar a lógica e demonstram que a idade não é necessariamente um obstáculo para a mobilidade.
As demais cidades da região também têm sua parcela de motoristas centenários, com Monte Mor registrando 3 condutores com mais de 100 anos; Nova Odessa conta com 8, Hortolândia com 3 e Paulínia com 13. A presença de motoristas com mais de 100 anos levanta questões sobre os desafios enfrentados por eles e as adaptações necessárias para garantir uma condução segura tanto para eles quanto para os demais motoristas.
Com a expectativa de vida aumentando globalmente, a presença de motoristas idosos nas vias pode se tornar uma tendência. “O desafio para as autoridades de trânsito é garantir que as condições e regulamentos estejam adaptados para acomodar uma diversidade de idades, garantindo a segurança de todos”, avalia o engenheiro Rafael Parizotto.
A validade da habilitação varia de acordo com a idade do condutor. Aqueles com até 50 anos desfrutam de um prazo de 10 anos. Para o grupo de 50 a 70 anos, a validade é reduzida para cinco anos, enquanto para indivíduos acima de 70 anos, o documento deve ser renovado a cada três anos. Em caso de vencimento, os condutores têm um período de 30 dias para realizar a renovação da CNH.
NOVOS CONDUTORES
Um levantamento do Detran-SP mostrou também que as cidades de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Paulínia totalizaram 23.169 novos motoristas em 2023, representando um incremento de 9,6% no cenário automobilístico da região. Essa soma supera o número de novos motoristas em Sumaré, que registrou pouco mais de 15 mil condutores ano passado e a cidade da região com mais motoristas “inexperientes” nas ruas.
Hortolândia tem um contingente de 11,3 mil novos motoristas. Esse número reflete não apenas o crescimento demográfico da cidade, mas também a busca por mobilidade e independência por parte dos habitantes.
Monte Mor fica atrás, adicionando 3,5 mil condutores às ruas locais. O município, conhecido por sua “atmosfera tranquila”, acompanha a tendência de aumento na demanda por habilitações de condução. Nova Odessa e Paulínia também contribuíram para essa estatística, com 2,8 mil e 5,3 mil novos motoristas, respectivamente.
Deixe um comentário