Cidades da região fazem ‘ajustes finais’ para Desfile Cívico de 7 de Setembro
Em retomada, previsão é que mais de 15 mil pessoas
participem da cerimônia que comemora a Independência do Brasil a partir das 8h da próxima quinta-feira
Paulo Medina | Tribuna Liberal
As cidades de Nova Odessa, Hortolândia, Sumaré e Paulínia realizam “ajustes finais” aos preparativos para o Desfile Cívico de 7 de Setembro, que acontece na próxima quinta-feira, feriado nacional da Independência do Brasil. Os desfiles prometem atrair mais de 15 mil pessoas às ruas da região na retomada dos eventos após a pandemia.
Em Nova Odessa, a tradição está sendo retomada neste ano em um novo local, com concentração às 8h em frente à EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz da Silva, no Jardim Marajoara, e desfile ao longo da avenida Brasil.
Com o tema “Unidos na diversidade, construímos o amanhã: Brasil, terra de cores e valores”, o evento contará com cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1), representando as 25 unidades municipais, incluindo as fanfarras das EMEFs Alzira Ferreira Delegá e Augustina Adamson Paiva.
Também haverá a participação do Corpo de Bombeiros (recém-chegado à cidade), da GCM (Guarda Civil Municipal), do Programa da Melhor Idade do Fundo Social de Solidariedade, de alunos da SOS (Serviço de Obras Sociais, a Guardinha), APADANO (Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Rotary, AVANO (Associação Amigos dos Veículos Antigos de Nova Odessa) e ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta).
Algumas modalidades das Escolinhas Esportivas do Município também vão participar do Desfile Cívico. Haverá a tradicional participação da Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, executando o hino nacional, e de diversas escolas e instituições de Nova Odessa.
“É uma data muito importante, pois representa o amor e o respeito pela nossa pátria. Teremos uma programação muito bonita, com nossas escolas sendo representadas pelas nossas crianças e a participação dos convidados. Desde já, convidamos a população a prestigiar o Desfile Cívico”, disse o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD).
A solenidade tem abertura prevista para 8h30, com o Desfile Cívico começando por volta das 9h, com saída de frente da EMEFEI Vereador Osvaldo Luiz, ao longo da avenida Brasil, passando pela Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi e o Jardim Botânico Plantarum, e retornando para a escola municipal.
HORTOLÂNDIA
Em Hortolândia, a celebração em virtude do Dia da Independência do Brasil é uma iniciativa do clube dos Desbravadores, pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, com apoio da Prefeitura. A concentração dos grupos que participarão do desfile terá início às 7h, na rua Olga Vedovato dos Santos, no Jardim Nova Alvorada, nas proximidades do Parque Socioambiental Lago da Fé “Ângelo Perugini”. Já o hasteamento das bandeiras e o desfile dos pelotões terão início às 8h, na avenida Wesley Dias Rodrigues, paralela ao parque ambiental.
O desfile cívico de 07 de setembro reunirá autoridades, representantes das forças de segurança pública, estudantes, membros de associações beneficentes, além de jovens do clube dos Desbravadores e Aventureiros. O desfile também contará com a presença dos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) de Hortolândia. Segundo os organizadores, o público estimado para o desfile deste ano é de 7 mil pessoas.
PAULÍNIA
Em Paulínia, o evento acontecerá a partir das 9h, no Parque Brasil 500, em frente ao Theatro Municipal. A abertura ficará por conta da Banda Big Band e da Guarda de Honra. Na sequência, haverá desfile dos alunos da Educação Infantil, Fanfarra da Secretaria de Educação e da Escola Estadual Padre Narcísio e desfile dos alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental I e II e Técnico.
A programação também contará com a apresentação da Fanfarra dos Desbravadores, Paulínia Racing Bicicross, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, grupos de Capoeira, Grupo da Terceira Idade dos Jogos Regionais, Escoteiro Bem-Te-Vi, Colégio Adventista e das Secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente, Segurança, Esporte, Cultura, Turismo e Eventos, Obras, Negócio da Receita, Assistência Social, Saúde e Transportes.
Para a secretária de Educação, Angela Duarte, resgatar o desfile, que não acontecia na cidade desde 2018, é um “grande marco”. “E nós, enquanto Secretaria de Educação, nos sentimos honrados por organizar e executar esse tão aguardado retorno e agradecemos, desde já, a colaboração e participação de todas as secretarias envolvidas. Será um grande dia”, afirmou a secretária.
De acordo com a Secretaria de Educação, a estimativa é de que o evento dure em torno de 2h30 e reúna, aproximadamente, 3 mil pessoas. No dia do desfile, os ônibus da MOV vão rodar com escala de dia normal para atender a população.
SUMARÉ
Em Sumaré, o tema do desfile é “Sumaré, preparada para o futuro”. O desfile ocorrerá a partir das 8h, na avenida Rebouças. A previsão é que 5 mil pessoas participem do evento formado por diversos órgãos públicos, tanto policiais quanto da Prefeitura, estudantes das escolas estaduais e municipais.
Deixe um comentário