Geral
Atuação da corporação ocorre em tempo integral e garante mais segurança para população

Central de Monitoramento tem Guarda Municipal 24h por dia

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia passou a contar nesta semana com a presença da Guarda Civil Municipal 24 horas por dia na Central de Monitoramento da cidade. Devido ao reforço na equipe de vigilância, já é possível fazer flagrantes como a identificação de um veículo roubado circulando pela região entre o Jardim Nova Europa e o Jardim Sumarezinho, por volta das 19h30 desta quinta-feira (3). 

Uma viatura da GCM foi rapidamente acionada e conseguiu localizar o automóvel, porém o condutor não obedeceu à ordem de parada feita pela equipe feminina da GCM, acelerou, percorrendo ruas movimentadas e colocando pessoas em risco até perder o controle da direção e colidir perto de um condomínio. Neste momento, foi possível abordar a dupla e levá-la ao 1º DP (Distrito Policial). Lá, houve registro do boletim de ocorrência e, por determinação do delegado plantonista, os dois jovens, de 16 e 17 anos, foram detidos.

“A recuperação dos veículos é graças ao sistema de câmeras OCR, de leitura de caracteres, utilizado pela Guarda Municipal. Quando a vítima tem o veículo furtado ou roubado, liga nos telefones da Guarda Municipal 153 ou 08000 111 580 e nós cadastramos a placa. Assim que o veículo passa por um dos nossos pontos de monitoramento, soa um alarme e passamos a acompanhá-lo, direcionando a viatura mais próxima para a abordagem”, explica o secretário da área, Joldemar Nunes Corrêa, o Dr. Jold.

Além deste caso, segundo a Secretaria de Segurança, as câmeras da Central de Monitoramento estão ajudando na identificação de uso de cerol, mistura feita à base de cola e vidro moído, empregada na confecção de pipas ou papagaios e capaz de ferir o corpo de ciclistas, motociclistas e pedestres que entrem em contato com ela.  Nos últimos 15 dias, foram lavradas 75 autuações por uso de cerol. Somente no final de semana passado, foram 42 as ocorrências.

A Central de Monitoramento da Prefeitura é alimentada por 22 pontos de PTZ (Pan/Til/Zoom), câmeras giratórias capazes de atingir uma visão de praticamente 360°, formando o que os técnicos chamam de “muralha digital e inteligente” em Hortolândia. Além disso, elas são capazes de realizar zoom óptico de até 1 km com nitidez.

“Esse é mais um passo que a Prefeitura de Hortolândia está dando no sentido de garantir mais segurança para a nossa gente. Paralelo a isso, estamos cobrando o Governo do Estado no sentido de ampliar o efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil. A ação articulada de todas as forças contribui para o aumento da segurança”, afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes (PL).

Deixe um comentário