Geral
Moradores formaram fila para realizar castração gratuita em animais

Castração e microchipagem atendem 469 cães e gatos em Monte Mor

Da Redação | Tribuna Liberal

Monte Mor realizou nos dias 10, 11 e 12 de janeiro, o mutirão de castração de cães e gatos no município, no espaço anexo ao Ginásio Baia Assis, no Jardim Paulista, atendendo 469 cães e gatos, animais cadastrados previamente, nos três dias da ação. Cerca de mil inscrições foram liberadas para cadastro, destas o município tentou entrar em contato com aproximadamente 800 donos de animais. O restante dos números telefônicos consta como não existente. Foram feitos 580 agendamentos. Ao todo, 111 cadastrados faltaram durante os dias de serviços prestados.

Segundo o médico veterinário, chefe de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores de Monte Mor, Nerivaldo Moura, o serviço de castração de animais domésticos (cães e gatos) teve o objetivo de contribuir para o bem-estar dos animais, assim como resguardar a saúde. “A castração pode além de evitar certos tipos de patologias no animal, ainda auxilia no controle da reprodução desordenada, que pode acontecer em uma possível fuga do animal”, mencionou Nerivaldo Moura.

Durante a cirurgia de castração, com os animais ainda sedados, eles foram microchipados (o microchip, que funciona como um “RG”, é do tamanho de um grão de arroz e serve para armazenar as principais informações do pet como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e os dados do tutor, o que inclui endereço e contato) na ação garantindo mais segurança e bem estar para o animal e seu dono, com a ferramenta que pode auxiliar no reencontro do animal com seu tutor caso ele fuja, pois se o pet se perder e for encontrado e levado para um local em que haja um leitor de microchip, como uma clínica veterinária, o médico-veterinário pode acessar as informações e conseguir entrar em contato com seu dono.

Deixe um comentário