Campanha Reuse recolhe mais de 83 toneladas de materiais para reciclagem
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, projeto-piloto da Dow, em parceria com o Instituto Akatu, Ortobom e Prefeitura, é realizado em Hortolândia
Para colaborar com a reciclagem de materiais e a economia circular, a Dow, por meio de parceria com o Instituto Akatu, Ortobom e a Prefeitura de Hortolândia, lançou em 2021 uma campanha pioneira para circularidade de colchões e sofás, no Brasil. Sob o nome “Reuse – o descarte correto é só o começo”, o projeto visa apoiar a coleta seletiva, sensibilizar e mobilizar a população em relação ao descarte correto e à reciclagem de resíduos que estão presentes em móveis e objetos, como em colchões e sofás, para dar nova vida às espumas de poliuretano (PU).
Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o programa possibilitou o recolhimento de 3.558 peças, sendo 1.435 sofás, 1.385 colchões, 211 camas box, 136 poltronas e 391 almofadas, nos cincos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) em Hortolândia. Com a coleta, foi possível tratar e reaproveitar 83,8 toneladas de resíduos, sendo 50,1 t de madeira; 12,3 t de espuma de poliuretano (PU); 8,5 t de tecido; 6,8 t de borrachas; 3,4 t molas; e 2,7 t de outros materiais, o que representa 95% de aproveitamento da reciclagem das peças. O total de peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 Torres Eiffel.
“Estamos muito entusiasmados com o Reuse, pois os resultados superaram nossas expectativas, principalmente em relação à quantidade de peças coletadas e tratadas, e de materiais reaproveitados que deixaram de ser destinados aos aterros sanitários. Com o sucesso da iniciativa, graças ao engajamento de nossos parceiros e a sociedade local, pretendemos replicá-la em outras cidades do Brasil e, assim, fortalecer cada vez mais a cultura da economia circular”, avalia Thales Oliveira, líder de sustentabilidade e gerente de marketing para Mercados Industriais da Dow Poliuretanos na América Latina.
SENSIBILIZAÇÃO
As ações da campanha Reuse também foram centradas em diferentes frentes de atuação – entre elas, uma série de ações educacionais coordenadas pelo Instituto Akatu e direcionadas a professores e alunos da rede municipal, como capacitações e atividades pedagógicas sobre consumo consciente e gestão de resíduos. No total, 47 professores de 21 escolas desenvolveram atividades com mais de 1.200 estudantes a fim de sensibilizá-los para a iniciativa.
Na avaliação das equipes envolvidas no projeto, as ações alcançaram os resultados esperados, principalmente na mudança de comportamentos dos participantes, contribuindo para melhoria no descarte dos resíduos. “A Campanha Reuse contou com a participação de mais de 1.200 estudantes e educadores da rede municipal, além de moradores de alguns bairros, com foco no consumo consciente e no descarte correto, principalmente de colchões e sofás. Com isso, o descarte de maneira adequada desses itens nos PEVs aumentou 152% de julho a dezembro de 2021 na comparação com o mesmo período do ano anterior. Para nós, esse tipo de projeto é fundamental para ensinar aos nossos jovens desde cedo sobre a importância da temática de sustentabilidade e do consumo consciente”, afirma Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Instituto Akatu.
Com apoio das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Hortolândia, foram realizadas ações focadas na população local. Entre as atividades, uma campanha de engajamento direcionada aos moradores para anunciar pontos de coleta seletiva, bem como os canais de informações e de atendimento para dúvidas e agendamento de retirada de sofás e colchões em domicílio. Além disso, foram promovidos encontros on-line para falar e tirar dúvidas do projeto e divulgação em carro de som, estabelecimentos comerciais e condomínios.
O sucesso do projeto pode ser a porta de entrada para um modelo de economia circular, ou seja, em que nada se desperdiça e tudo se transforma. Essa gestão mais sustentável de resíduos é um dos pilares que sustentam um intenso trabalho para alcançar as metas de sustentabilidade da Dow para 2050, que inclui zerar as emissões de carbono, eliminar a geração de resíduos e ter 100% dos produtos vendidos em aplicações de embalagens reutilizáveis ou recicláveis.
Deixe um comentário