Geral
Hortolândia foi a cidade que mais registrou queimadas responsáveis por interrupções de energia

CPFL divulga ranking de cidades com mais ocorrências de queimadas

Hortolândia é a cidade da região que mais registrou queimadas responsáveis por interrupções no fornecimento de energia em 2021, segundo levantamento feito pelo Centro de Operações da CPFL Paulista. Foram 73 ocorrências no ano passado e 13 no primeiro semestre deste ano. A cidade ocupa o quarto lugar no ranking de 15 cidades atendidas pela CPFL na região de Campinas. Campinas lidera o levantamento (veja no quadro).

De acordo com o ranking da concessionária, Sumaré ocupa o quinto lugar, com 49 queimadas em 2021 e 27 no primeiro semestre de 2022. Nova Odessa está em sétimo, com 33 ocorrências em 2021 e seis de janeiro a junho; Paulínia vem na 9ª posição, com 14 queimadas em 2021 e oito até junho deste ano e Monte Mor fica na penúltima colocação, com 10 ocorrências em 2021 e quatro nos seis primeiros meses deste ano.

De acordo com a CPFL, as queimadas podem ter duas causas: humanas ou naturais, e o tempo seco, aliado à ação dos ventos, pode fazer as chamas aumentarem e se proliferarem. Além disso, a ausência de chuvas – comuns nessa época do ano – faz com que as queimadas em larga escala aumentem.

O assunto é discutido com grande empenho pelas distribuidoras e transmissoras de energia elétrica, pois há sério risco de incêndio em terrenos baldios ou áreas rurais sob as redes de distribuição e transmissão.

Os incêndios sob a rede de distribuição de energia são, muitas vezes, causados pelo uso do fogo como método de poda de algumas plantações. “O impacto das queimadas é maior ainda quando acontecem sob as linhas de transmissão, responsáveis pelo abastecimento de regiões inteiras”, reforça Clauber de Marchi Pazin, gerente de operações de Campo da CPFL Paulista.

Deixe um comentário