Geral
De acordo com a concessionária, rio Atibaia opera com nível de 1,55 metro; mínimo para captação é 1,20 metro

BRK registra 35 milímetros de chuvas em Sumaré entre sexta-feira e domingo

Volume de três dias equivale à chuva de todo o mês de maio e já coloca outubro como o quarto mês mais chuvoso do ano; no comparativo com anos anteriores, resultado dos primeiros nove meses do ano é o pior da série histórica

Da Redação | Tribuna Liberal

Depois de todo um mês de setembro em que choveu apenas oito milímetros em Sumaré, o penúltimo final de semana de outubro foi marcado pelo registro de 35,6 milímetros de chuva, acompanhados por uma redução nas temperaturas. Os dados fazem parte do acompanhamento pluviométrico realizado pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade.

Para se ter ideia, o acumulado de sexta-feira (18) a domingo (20) equivale a todo o volume de água que caiu sobre a cidade no mês de maio e quase alcança o total acumulado no trimestre julho-agosto-setembro, período no qual choveu 37 milímetros. O levantamento pluviométrico é realizado mensalmente pela BRK e tem como objetivo acompanhar a situação dos mananciais de abastecimento da cidade.

Apesar da chuva do final de semana, a condição dos mananciais de abastecimento permanece inalterada, em estado de atenção. O rio Atibaia opera com nível de 1,55 metro de profundidade, enquanto o mínimo necessário para captar água bruta é de 1,20 m. Já a represa do Marcelo está com 58% da sua capacidade operacional. A represa do Horto 1 opera normalmente com 100% da sua capacidade, enquanto a Horto 2 tem hoje 57% de sua capacidade.

VOLUME DE CHUVAS SEGUE ENTRE OS MAIS BAIXOS

No comparativo dos nove primeiros meses do ano, 2024 segue se consolidando como o período menos chuvoso nos últimos 12 anos. O acumulado de janeiro a setembro deste ano contabiliza 403 milímetros de chuvas. Até hoje, no período, o pior resultado era o de 2021, quando choveu apenas 462 milímetros no município.

“No acumulado de chuva do ano, a situação é similar à de 2021, ano de intensa estiagem. Contudo, a concessionária tem atuado com ações estratégicas em eficiência operacional e no plano de contingência de estiagem para garantir a normalidade do abastecimento de água tratada no município”, destaca Daniel Makino, gerente de Eficiência Operacional da BRK.

JOGANDO JUNTO PELA ÁGUA

O volume pluviométrico registrado em Sumaré é atualizado todos os meses no site da campanha Jogando Junto pela Água (www.jogandojuntopelaagua.com.br) e nele é possível comparar a quantidade de chuvas do mês com períodos anteriores. Também é registrada semanalmente a condição dos mananciais de abastecimento do município.

No site há ainda dicas sobre como manter o consumo responsável por meio de medidas simples, mas eficazes. Entre elas, reduzir o tempo de banho, fechar a torneira na hora de ensaboar a louça e escovar os dentes e reaproveitar a água da máquina de lavar para limpeza de quintais.

“Em meio ao cenário de estiagem, apesar das ações implantadas pela concessionária, que têm permitido manter o abastecimento de água do município em normalidade, a orientação é manter o consumo consciente da água, priorizando a alimentação, hidratação e higiene pessoal”, reforça Makino.

Deixe um comentário