Geral
BRK destaca auxílio em planejamento familiar com nova medida – Foto: Divulgação

BRK lança simulador que permite acompanhamento do valor da fatura

Nova funcionalidade adotada pela concessionária de água e esgoto de Sumaré visa dar publicidade ao valor que será pago ao fim do mês nas contas, mudar hábitos de consumo e disseminar ‘cultura da economia’

Da Redação | Tribuna Liberal

Atendidos pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, moradores de Sumaré poderão acompanhar o valor do consumo diariamente por meio de uma nova funcionalidade do site Minha BRK: o simulador de tarifa. A tecnologia está disponível no endereço www.minhabrk.com.br.

Com o simulador é possível prever o quanto a próxima fatura custará, preenchendo dados básicos, como categoria do imóvel (residencial, comercial, industrial, pública e social), tipo de ligação (água, esgoto ou água e esgoto), o número de imóveis abastecidos pelo mesmo hidrômetro e o volume de consumo do dia, que pode ser calculado anotando o número de medição que consta na última fatura e subtraindo do atual número medido no hidrômetro na cor preta.

O coordenador comercial da BRK em Sumaré, Adriano Mendonça, explica que além de incentivar o consumo consciente, o monitoramento também ajuda no planejamento financeiro familiar, uma vez que o morador pode acompanhar de maneira prática o seu consumo e o valor correspondente, além de monitorar vazamentos e picos de consumo.

“Eficiência, qualidade, transformação digital e inovação são palavras que estarão ainda mais presentes no nosso dia a dia em 2023. O simulador de tarifa traz tudo isso para nosso cliente, que agora terá mais essa facilidade e poderá simular seus gastos, podendo mudar hábitos e fazer um uso mais consciente da água”, explica o coordenador.

Concessionária dá dicas de economia

- Um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, a água, que é um bem finito, deve ser utilizada de forma consciente, explicou a BRK.

- Cronometre o banho: uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com o chuveiro fechado enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros. O ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo. Além disso, para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar os cabelos e ao se ensaboar.

- Desligue a torneira: ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos com a torneira aberta, uma pessoa pode gastar cerca de 12 litros de água. Por isso, a dica é fechar bem as torneiras sempre que não estiver usando a água, por exemplo, enquanto escova os dentes ou ensaboa as mãos.

- Ensaboe a louça de uma só vez: antes de lavar a louça, retire as sobras de comida com o apoio de um guardanapo ou toalha de papel e ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Outra sugestão é lavar os utensílios menos engordurados primeiro. Assim, a gordura não se espalha para os demais itens.

- Feche bem as torneiras: uma torneira pingando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.

- Verifique e corrija vazamentos: infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que perceba e representar um elevado desperdício de água – além de dar um susto na conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.

Deixe um comentário