BRK já substituiu mais de 1.100 ligações de água em Sumaré
Trabalho tem o objetivo de modernizar o sistema de
abastecimento e reduzir o índice de perdas de água na cidade
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, executa na cidade um programa de substituição de ligações de água com o objetivo de modernizar o sistema de abastecimento e contribuir para a redução do índice de perdas.
No total, 1.114 ligações já foram substituídas, sendo 558 no Jardim Callegari e 556 no Jardim Paulistano. A previsão é que mais 250 ligações sejam substituídas no Jardim Paulistano e que outros bairros também sejam mapeados e beneficiados com a intervenção.
As ligações de água são as responsáveis por conectar a rede de distribuição de água ao cavalete do cliente, onde está instalado o hidrômetro. Essas conexões podem apresentar vazamentos, o que pode prejudicar todo o sistema de abastecimento do município. Quanto mais antiga a ligação, maior a chance de ela apresentar algum vazamento.
Para identificar as ligações que necessitam de troca, a BRK fez um trabalho prévio de hasteamento das ligações – que é a busca por vazamentos com ajuda de equipamento específico para esse fim.
A partir desse trabalho, foi possível identificar um volume alto de vazamentos em ligações de água nesses bairros. Isso demonstra que as ligações são antigas, e esses vazamentos impactam diretamente no índice de perdas da cidade. “Nosso principal objetivo é eliminar esses vazamentos com as substituições, contribuindo diretamente para a redução das perdas”, explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré.
“Este tipo de vazamento não aflora no asfalto, ou seja, não fica visível, infiltrando em ramais de esgoto, nas galerias de água pluvial ou até mesmo no solo. Portanto, com a prévia identificação desses vazamentos, realizamos o serviço de forma programada, garantindo a continuidade no abastecimento de água. Com essa ação, iremos reduzir oscilações pontuais de pressões causadas pelos vazamentos em ligações e garantir maior regularidade no abastecimento, além da redução das perdas”, complementa o gerente.
Os serviços serão realizados em duas etapas. Primeiro, as equipes da concessionária vistoriam o bairro e identificam as ligações a serem substituídas, que serão demarcadas com um ‘x’ branco no asfalto. Isso ocorrerá tanto no período diurno, das 7h às 17h, quanto no período noturno, das 21h às 7h.
Com as marcações feitas, as equipes realizam a substituição das ligações. O trabalho é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por equipes terceirizadas. Os funcionários estão devidamente identificados com crachá e uniforme e seus veículos têm adesivos de identificação. Nessa etapa do trabalho, a residência em que a equipe estiver atuando ficará com o abastecimento interrompido por um curto período, para que seja possível a execução do serviço.
ÍNDICE DE PERDAS
No início da concessão, em 2015, o índice de perdas de água na cidade era de 60%. Com investimentos na modernização de redes, trabalho intenso de mapeamento de áreas mais sensíveis e um corpo técnico que aplica tecnologia para identificar esses vazamentos, a concessionária conseguiu reduzir o índice para 34,91% (média de 2021).
O índice está abaixo da média de perdas de água nacional, que é de 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil, divulgado este ano.
A concessionária reforça que está à disposição dos clientes para sanar possíveis dúvidas. Os clientes podem fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site (www.brkambiental.com.br/sumare) ou pelo Facebook (www.facebook.com.br/brk.ambiental).
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