BRK inicia obra de adequação das barragens do Horto I e Horto II, em Sumaré
Objetivo é proteger a estrutura nos picos de chuvas torrenciais
e a segurança do sistema de abastecimento
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, inicia nesta semana as obras de adequação e modernização das barragens das captações do Horto I e Horto II, localizadas na via Horto Florestal. O objetivo é proteger a estrutura do local no caso de picos de chuvas torrenciais, aumentando a segurança do sistema de abastecimento de água da cidade.
A represa do Horto I é utilizada para a reservação das águas do ribeirão Jacuba ou Hortolândia, enquanto a represa do Horto II é utilizada para a reservação das águas do córrego dos Baços. Ambas fazem parte da captação para tratamento e contribuem para o abastecimento de 30% da população de Sumaré.
A obra da captação do Horto I será dividida em três fases: na primeira serão realizadas as ensacadeiras e os vertedouros – responsáveis por desviar e escoar a água, respectivamente. Na segunda fase serão executadas as obras civis, contemplando as estruturas que irão proteger e estabilizar as margens da represa. Já na terceira fase serão instaladas as comportas, grades e válvulas previstas em projeto, além da instrumentação, que permitirá o moderno monitoramento das condições operacionais da represa.
Simultaneamente ocorrerão as obras na captação do Horto II, que será dividida em quatro fases: sendo a primeira a construção do vertedouro; na segunda e terceira fase serão executadas obras civis de proteção e estabilização das margens da represa e na quarta e última fase, a empresa realizará a instrumentação para monitoramento da represa, assim como será feito para o Horto I.
“A previsão é que, com as obras no Horto I e no Horto II, seja possível aumentar significativamente a capacidade dos vertedouros das duas represas, reduzindo o risco de ocorrerem galgamentos, que é quando a represa recebe um volume de água acima da sua capacidade e esse excedente transborda sobre o talude da barragem, o que pode causar danos na estrutura”, explica Analice Carvalho, gerente de engenharia da BRK em Sumaré.
“Todo esse trabalho é de extrema importância para garantir a segurança da barragem e do sistema de abastecimento de água, beneficiando, deste modo, toda a população”, complementa Analice.
As intervenções, previstas para serem concluídas até o final de 2022, fazem parte do Plano de Segurança de Barragem que, além das obras conta com inspeções periódicas com técnicos especializados e planos para situações de emergências. No total, cerca de 85 mil moradores da região central da cidade serão beneficiados.
Deixe um comentário