Geral
ETA I recebe intervenção que beneficiará 45 mil imóveis na cidade - Foto: Divulgação

BRK inicia ampliação e modernização do sistema de tratamento em Sumaré

Concessionária executa obra para elevar capacidade de tratamento de água passando de 270 para 360 litros por segundo na ETA I, na Vila Menuzzo, responsável pelo abastecimento de 140 mil moradores; aumento é de 33%

Da Redação | Tribuna Liberal

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou uma obra que vai beneficiar cerca de 45 mil imóveis e 140 mil moradores das regiões do Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota. Trata-se da ampliação e modernização da ETA (Estação de Tratamento de Água) I, localizada na Vila Menuzzo.

De acordo com a gerente de engenharia da concessionária em Sumaré, Analice Carvalho, a intervenção vai proporcionar o aumento da capacidade de tratamento da ETA, o que, segundo a BRK, garantirá o abastecimento regular de água à população e permitirá o crescimento sustentável do município. “Ampliaremos a capacidade de tratamento da estação de 270 para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa mais oferta de água tratada e de qualidade para os sumareenses”, destaca. Atualmente, está sendo executada a construção do novo laboratório e de novos prédios internos e administrativos – intervenções que têm previsão de serem finalizadas até junho.

Serão realizadas ainda, a reforma dos oito filtros existentes, a construção de quatro novos filtros e a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar, o que aumentará a capacidade e tornará mais eficiente o processo de filtração na ETA I. “Isso garantirá a manutenção do cumprimento dos parâmetros de qualidade de água, conforme preconiza o anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água”, explicou a BRK.

“A filtração é uma das etapas do tratamento convencional de água. Os filtros são uma espécie de barreira que retém impurezas e partículas presentes na água. Trata-se de etapa fundamental para garantir que a água atinja os padrões de potabilidade da legislação vigente”, complementa a gerente. Também será implantado um novo sistema de armazenamento e dosagem de hidróxido de cálcio, que serve para realizar o ajuste do pH da água. “Esse produto facilita o armazenamento e a aplicação durante o processo de tratamento, o que traz segurança para a água tratada e para nossos funcionários”, pontua a gerente.

Além disso, durante as obras será realizada a execução de um novo canal de água decantada, uma nova estação elevatória de água filtrada, uma nova cabine elétrica e a implantação de um sistema de automação. No total, serão 82 bairros beneficiados pelas intervenções. “Essa obra faz parte do compromisso da BRK em levar saneamento para além do básico, garantindo acesso à água de qualidade a todos os moradores”, frisou Analice.

Interrupções

Nesta quarta-feira (17) ocorreu uma etapa da obra que consiste no remanejamento da chegada da adutora de água bruta, que é responsável por levar água da captação localizada na represa do Horto I até a ETA I. Ao longo da obra podem ocorrer outras interrupções pontuais no abastecimento. Para minimizar os transtornos momentâneos que serão causados à população, a BRK informou que vai divulgar o andamento da obra nas redes sociais da concessionária. “O objetivo é que a população possa acompanhar o progresso dos trabalhos e as paradas no abastecimento e, assim, reduzir os transtornos”, esclarece a gerente.

Em caso de dúvidas, moradores podem entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.

Deixe um comentário