Geral
Estação de tratamento passa a contar com tecnologia de filtração mais moderna e avançada

BRK finaliza 1ª etapa das obras da ETA 1 e amplia oferta de água em Sumaré

Nesta semana, nova estrutura ampliada e modernizada da estação, localizada na Vila Menuzzo, opera de forma assistida e pode aumentar em 15% a oferta de água à população de 82 bairros do município, estimada em 140 mil

Da Redação | Tribuna Liberal

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Sumaré, finalizou neste mês as obras de ampliação e modernização da ETA (Estação de Tratamento de Água) 1, localizada na Vila Menuzzo. Nesta semana, a nova estrutura, responsável pela fase final de tratamento, entrou em operação assistida para que os técnicos possam se certificar de que não há necessidade de mais nenhuma ação. A etapa é a última antes de a estrutura seguir funcionando de forma definitiva.

A melhoria realizada pela BRK vai proporcionar o aumento da capacidade de tratamento da ETA I, ampliando a segurança do abastecimento de água à população de forma regular e cooperando com o crescimento sustentável do município. 

“A nova estrutura, mais moderna e ampliada, permitirá à concessionária tratar e disponibilizar à população um volume maior de água. Estamos falando de uma parcela significativa de pessoas que moram em 82 bairros atendidos pela ETA 1”, destaca a gerente de operações da BRK em Sumaré, Viviane Moraes.

A expectativa é que a modernização e ampliação da estação de tratamento beneficiem 45 mil imóveis e 140 mil moradores das regiões do Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.

Modernidade e eficiência no tratamento de água

Iniciada em maio de 2023, a obra começou pela implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada. Também foi construída uma nova sala de painéis elétricos e um novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio. Também foi implantada uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada, com a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – tornando mais eficiente esse processo na ETA 1.

“Os filtros funcionam como uma espécie de barreira, que retém impurezas e partículas presentes na água. A filtração é uma das etapas do tratamento convencional de água e fundamental para garantir que a água esteja dentro dos padrões de potabilidade da legislação vigente”, destaca Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.

‘Sumaré por um novo amanhã’ reúne as obras de melhorias

O desenvolvimento das obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA I) de Sumaré pode ser conferido nas redes sociais da BRK e no site “Sumaré Por Um Novo Amanhã” (www.sumareporumnovoamanha.com.br). A página reúne ações de melhoria do saneamento no município e as informações dos principais investimentos da companhia na cidade.

Deixe um comentário