Geral
Mais de 2,1 bilhões de litros de água foram distribuídos no primeiro semestre na cidade

BRK faz 139 mil análises para atestar taxa de qualidade da água em Sumaré

Concessionária realizou mais de 23 mil testes a cada mês a fim de assegurar potabilidade do recurso que chega aos hidrômetros dos imóveis

Da Redação | Tribuna Liberal

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, realizou 139.466 análises laboratoriais da água que chega aos hidrômetros de toda a área urbana da cidade no primeiro semestre de 2023. Os testes apontam que o recurso está dentro das conformidades legais quanto à sua potabilidade.

As análises foram realizadas com amostras de todas as etapas, desde a água bruta captada dos mananciais que abastecem o município, durante o processo de tratamento, depois de tratada e também do produto final distribuído e que chega aos imóveis, nos cavaletes dos hidrômetros. No primeiro semestre, foram distribuídos mensalmente pela rede de abastecimento da cidade mais de 2,1 bilhões de litros de água.

Atestar que a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento correto, conduzido por profissionais e seguindo metodologia moderna antes de chegar aos imóveis em condições ideais de ser consumido.

Em cada análise há um grupo específico de parâmetros considerados, desde um único como, por exemplo, a turbidez de saída de filtros, até cerca de 130 parâmetros que são os previstos na Portaria 888/21 do Ministério da Saúde.

“A maneira como conduzimos nossos processos de certificação da qualidade visa sempre a excelência do produto final entregue à população. Assegurar que a água esteja sempre dentro dos padrões de potabilidade exigidos por lei é uma preocupação que nos leva a demandar esforços contínuos, com pessoal qualificado e processos rigorosos”, afirma Viviane Moraes, gerente de operações da BRK.

Análises e resultados mensais

As análises da qualidade da água de Sumaré são divididas entre o laboratório próprio da companhia e de terceiros e a BRK reporta 100% dos resultados ao SISAGUA (Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública.

A população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela concessionária e por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/sumare. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis o relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados totalizados das análises de potabilidade realizados no ano anterior. Esse relatório também está disponível no site da concessionária.

Deixe um comentário