BRK executa mais uma etapa das obras de ampliação e modernização da ETA I nesta terça-feira
Uma intervenção está prevista no sistema elétrico da estação e bairros das regiões do João Paulo e Centro podem ter oscilação no abastecimento
Da Redação | Tribuna Liberal
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de
saneamento de Sumaré, executa nesta terça-feira (29) mais uma etapa das obras
de ampliação e modernização da ETA (Estação de Tratamento de Água) I, na Vila
Menuzzo. Será realizada uma intervenção no sistema elétrico da estação que
consiste na desativação da cabine primária em uso e a transferência da
alimentação atual para uma nova subestação de energia, além da substituição da
alimentação de todos os painéis elétricos. Para que seja possível executar essa
atividade garantindo a segurança dos funcionários envolvidos, será necessário
interromper o fornecimento de energia elétrica da ETA.
Entretanto, o funcionamento da unidade será mantido com a
utilização de geradores de energia elétrica garantindo o abastecimento das
regiões abastecidas por gravidade, ou seja, sem necessidade de bombeamento.
Iniciada em maio de 2023, a obra já tem avanço de 99% no cronograma de trabalho
da primeira fase. Esse percentual contempla a implantação de um novo
laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e
coagulada; a construção de uma nova sala de painéis elétricos e de um novo
sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio; bem como a
implantação de uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada, com a
instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – tornando mais
eficiente esse processo na ETA I.
Segundo a concessionária todas as intervenções já realizadas
continuarão garantindo o cumprimento dos parâmetros de qualidade de água,
conforme preconiza a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que
estabelecem definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água.
NOVA FASE
Durante a execução da obra, a concessionária identificou a
necessidade de realizar uma segunda fase, que vai possibilitar o aumento de
volume tratado para disponibilizar mais água potável para as regiões atendidas
pela ETA I. São elas: Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno
e Carlota.
A nova etapa da obra contemplará a execução da modernização
do sistema de floculação e decantação. Uma obra de grande importância e que vai
ampliar a capacidade de tratamento, além de trazer mais robustez e segurança
operacional para o processo como um todo. A conclusão das obras aumentará a
capacidade de tratamento da estação, o que continuará garantindo o
abastecimento de água à população e permitirá o crescimento sustentável do
município.
“Ampliaremos a capacidade de tratamento da estação de 270
para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa mais oferta
de água tratada e de qualidade para os sumareenses. Essa obra faz parte do
compromisso da BRK de levar saneamento para além do básico, garantindo acesso à
água de qualidade a todos os moradores”, destaca Viviane Moraes, gerente de
operações da BRK em Sumaré.
OSCILAÇÃO NO ABASTECIMENTO
Por conta da intervenção que ocorrerá nesta terça-feira, os
bairros das regiões do João Paulo e Centro podem ter oscilações no
abastecimento. O fornecimento de água será retomado de forma gradativa e a
previsão é de que seja totalmente regularizado na madrugada de quarta-feira,
dia 30.
Os bairros que podem ser impactados são: Parque Ongaro,
Parque Versailles, Planalto do Sol, Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim
Residencial Veccon, Jardim São Carlos, Jardim São Rocchi, Parque Emília, Vila
Juliana, Horto Florestal, Jardim Eldorado, Centro, Parque Franceschini, Vila
Menuzzo, Jardim São José, Vila Miranda, Jardim Residencial Ravagnani, Parque
Residencial Casarão, Parque Residencial Florença, Residencial Amalia Luiza,
Vila Macarenko, Jardim das Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim Puche, Jardim
Santa Madalena, Jardim São Joao, Parque João Vasconcellos, Residencial Parque
da Floresta, Jardim Luz Dal Alma, Vila Yolanda Costa e Silva, Jardim João Paulo
II, Jardim Constecca, Jardim Residencial Vaughan e Residencial Portal do Lago.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a
concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento
funciona 24 horas por dia.
Deixe um comentário