Geral
Laboratório da BRK fica na ETA II, situada no Parque Itália - Foto: Divulgação

BRK Sumaré conclui modernização de Laboratório de Controle de Qualidade

Entre janeiro e 20 de março, empresa realizou 53 mil análises atestando qualidade e padrões de potabilidade da água distribuída

Da Redação | Tribuna Liberal

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, concluiu a obra de modernização do Laboratório de Controle de Qualidade localizado na ETA (Estação de Tratamento de Água) II, instalada no Parque Itália. Segundo a concessionária, durante a intervenção foram realizadas melhorias físicas e estruturais tanto no laboratório físico-químico quando no bacteriológico, responsáveis pelas análises da água bruta e tratada do município.

“As análises visam garantir a qualidade da água que chega às casas dos sumareenses. Quando verificamos a qualidade da água bruta podemos fazer a dosagem correta dos produtos para que ela seja tratada e encaminhada com qualidade aos moradores, e isso é um compromisso da BRK”, disse Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Sumaré. De janeiro até 20 de março, foram realizadas 53 mil análises de controle de qualidade, com o objetivo de atestar conformidades com padrões de potabilidade exigidos pela legislação.

A concessionária explicou que atestar que a água que abastece o município esteja dentro dos padrões legais significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu tratamento correto, com metodologia moderna e conduzido por profissionais especializados, até chegar às torneiras. “Os testes são feitos no processo de tratamento, na saída das duas Estações de Tratamento de Água e nas redes de distribuição aos imóveis. Durante os ensaios podem ser considerados cerca de 130 parâmetros previstos na Portaria 888 do Ministério da Saúde”, informou a BRK.

Qualidade da água

A concessionária terminou o ano de 2022 com 254.188 análises da água captada, produzida e distribuída à população. “Adotando padrões de transparência, a BRK reporta 100% dos resultados das análises legisladas para o Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas aberto à consulta pública. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água, em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório com os dados de 2022 já começou a ser entregue em todos os imóveis da cidade”, frisou a concessionária.

Deixe um comentário