Geral
Principais avenidas do Jardim Amanda passam a receber ‘depósito consciente’ – Foto: Divulgação

Avenidas Cora Coralina e Santana têm novo modelo de limpeza urbana

Hortolândia instala contêineres em projeto-piloto que evidencia novo conceito e sustentabilidade na região do Jd. Amanda; população adere a descartes corretos e a meta é alcançar número de 1 mil compartimentos

Da Redação | Tribuna Liberal

Após a inauguração do novo modelo de limpeza urbana neste mês, Hortolândia anunciou nesta terça-feira (28) a instalação de contêineres azuis nos canteiros centrais das avenidas Cora Coralina e Santana, no Jardim Amanda. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a população já realiza o descarte regular do lixo nos locais. O bairro recebe o projeto-piloto de zeladoria que seguirá para outras regiões da cidade.

“Além dos contêineres para o descarte regular do lixo, em breve, começará o funcionamento do maquinário que irá realizar a varrição mecanizada das avenidas. Para chegarmos até esta etapa, foi necessário o trabalho de diversas secretarias da Prefeitura, desde o trabalho de educação ambiental, orientando os moradores do bairro, até as retiradas das lixeiras dos canteiros centrais para o início da instalação dos dispositivos. Hoje, podemos ver a aceitação da população. Agradecemos a todos por nos acompanhar neste processo e, também, continuamos pedindo a colaboração por uma cidade cada vez mais limpa e desenvolvida com sustentabilidade para as próximas gerações”, disse o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Os contêineres de plástico azul começaram a ser instalados nos canteiros centrais destas duas avenidas do Jardim Amanda. Nos próximos dias, outras vias do bairro receberão o trabalho que complementa a coleta manual realizada diariamente, informou a Prefeitura. “Os resíduos poderão ser depositados pela população no dispositivo a qualquer hora. O lixo que ali será descartado vai ser recolhido e o contêiner receberá a desinfecção e voltará ao local que foi instalado. Tudo isso, de maneira mecanizada”, explicou.  Segundo a Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, inicialmente, são 250 contêineres instalados no Jardim Amanda com o objetivo de, até o final do primeiro semestre deste ano, serem aproximadamente 1 mil por toda a cidade.

Varrição

O equipamento de varrição mecanizada será usado a fim de aumentar a eficiência do serviço e auxiliar o trabalho das equipes de varrição manual com mais segurança, principalmente em avenidas com grande movimento. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o maquinário será utilizado no período noturno para evitar problemas no fluxo do trânsito e deverá atingir 2 mil quilômetros de vias limpas com a utilização do maquinário neste período. 

Deixe um comentário